Setecidades Titulo Saúde
Cerca de 30 mil não
foram imunizados
contra póliomelite

Campanha de vacinação que previne paralisia infantil termina hoje na região

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
21/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo


A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada no dia 8, termina hoje com 30,7 mil (21%) de crianças de 6 meses a 5 anos sem terem sido imunizadas no Grande ABC. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 146,2 mil pequenos com as famosas gotinhas (95% do público-alvo) durante toda a campanha na região.

Segundo a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, o não cumprimento da meta se deve à erradicação da doença no País desde 1988. “Muita gente não conhece a poliomielite e não sabe a gravidade dela. Mas ainda sim existe campanha de vacinação porque com a globalização é fundamental que as crianças continuem sendo imunizadas, já que no ano passado cerca de 200 casos foram confirmados em países como Paquistão, Nigéria e Afeganistão”, destaca.

A doença é causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3), transmitido por água e alimentos contaminados por fezes pelo contato direto ou por secreções expelidas pela boca de pessoas infectadas.

A moléstia é também conhecida como paralisia infantil porque caso o vírus chegue ao cérebro é capaz de destruir neurônios motores e provocar a paralisação em um dos membros inferiores.

Neste ano a campanha teve novidade e a vacinação foi destinada apenas a crianças acima de 6 meses. Até o ano passado, pequenos de zero a 5 anos recebiam a dose. Segundo Helena, a mudança na administração da vacina ocorreu por conta da ausência de casos há 25 anos.

“A carteira de vacinação não deve ser esquecida porque, caso esteja faltando alguma dose, a situação será regularizada”, enfatiza a diretora da Secretaria de Estado da Saúde.

CIDADES

A cidade que mais aderiu à campanha foi Rio Grande da Serra, ultrapassando a meta. Em segundo lugar aparece Mauá, com 91% de cobertura; em terceiro está Diadema, com adesão de 81,38%. Ribeirão Pires aparece na sequência, com 80,8% das crianças vacinadas, seguida de São Bernardo. São Caetano e Santo André apresentam os piores índices: 61,91% e 57,98%, respectivamente.

Em 5 de julho de 2012, também faltando um dia para o fim da campanha, a meta não havia sido atingida na região. Das 181 mil crianças esperadas nos postos de vacinação, 157,2 mil (86,9%) haviam sido imunizadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;