Internacional Titulo
Israel diz que atacaria Iraque apenas se fosse atingido
Por Do Diario OnLine
Com Agências
26/09/2002 | 10:59
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, que está sendo pressionado pelos Estados Unidos para ficar de fora de uma eventual guerra contra o Iraque, prometeu agir contra os iraquianos apenas se Israel for atingido por armas não-convencionais ou sofrer mortes em decorrência de um ataque.

Em 1991, na Guerra do Golfo de 1991, Israel foi atingido por 39 mísseis convencionais do Iraque, mas registrou poucas baixas. A resposta a ataques futuros aconteceria pelo fato de algumas autoridades israelenses afacreditarem que a falta de resposta ao acontecido na época prejudicou a capacidade de intimidação dos adversários no Oriente Médio.

"Se o Iraque atacar Israel, mas não atingir centros populacionais ou causar baixas, nosso interesse não será dificultar as coisas para os norte-americanos", declarou Sharon ao jornal Jerusalem Post. "Mas, se algo ruim acontecer a Israel, se tivermos mortes ou armas não-convencionais de destruição em massa forem usadas contra nós, com certeza Israel tomará as ações mais apropriadas para defender seus cidadãos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;