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Brasmarket prepara novos indicadores
Por Do Diário do Grande ABC
13/02/2005 | 16:50
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O Instituto Brasmarket vai preparar inédito sistema de monitoramento e auditoria social de preços e da qualidade do atendimento nas áreas de mercado varejista, de serviços e de administração pública. A iniciativa abrangerá pelo menos quatro dezenas de municípios paulistas, inicialmente da Grande São Paulo e da Baixada Santista, e será realizada em parceria com a Editora Livre Mercado e o IEME (Instituto de Estudos Metropolitanos), braços editorial e estatístico do Diário.

O Instituto Brasmarket acaba de desenvolver para o Diário uma macropesquisa sobre o Grande ABC, publicada durante duas semanas. O grau de auto-estima dos moradores de cinco das sete cidades da região foi um dos pontos centrais do trabalho que envolveu 2 mil entrevistas, metodologicamente representativas de 2,35 milhões de habitantes de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. Apenas Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com 6% da população da região, foram excluídas da pesquisa de auto-estima, mas foram incorporadas em outras sondagens, como a expectativa da população com os novos gestores municipais.

Anteriormente, o Instituto Brasmarket acompanhou estatisticamente o desenrolar das campanhas eleitorais dos sete municípios da região, uma das especialidades dessa empresa sediada na Capital. Apenas o resultado final em Rio Grande da Serra deslocou-se dos números oficiais das urnas.

Desvio possível – As características específicas de Rio Grande, de forte concentração demográfica em território exíguo, acabou contaminando a ação de campo dos pesquisadores do Brasmarket. A legislação eleitoral exige que pesquisas eleitorais sejam previamente registradas e detalhadas, inclusive com a definição dos bairros a serem percorridos pelos pesquisadores.

Denúncias encaminhadas após a publicação da última sondagem em Rio Grande sugeriram que militantes do candidato Carlos Cafu, do PT, teriam adulterado a coleta de dados ao se mobilizarem em grupos após constatarem a presença de pesquisadores. Ronald Kuntz admite a operação petista, embora não tenha sido informado a tempo de implementar nova pesquisa: "A legislação é um prato cheio para possíveis desvirtuamentos em municípios de pequeno porte", afirma Ronald Kuntz.

Segundo o presidente do Instituto Brasmarket, o convênio entre a Editora Livre Mercado e o IEME prevê que os parceiros somarão experiências, metodologias, tecnologia e inserção no mercado para a inauguração de rankings de preços, recall de marcas, produtos e serviços, além de qualidade do atendimento de serviços públicos e privados. Não bastassem essas novidades, o Instituto Brasmarket dará continuidade aos tradicionais rankings de excelência administrativa nas administrações públicas municipais e estaduais.

Sidney Kuntz, diretor do Brasmarket, ressalta que a iniciativa amplia o alcance e as perspectivas comerciais dos parceiros, via criação de novos serviços de utilidade pública para os consumidores e para a sociedade: "Nossa parceria inaugura uma auditoria social dos preços, da qualidade do atendimento e dos serviços na área privada, o que resultará no aprimoramento de nossos rankings de excelência na administração pública, iniciados em 2000", afirmou.

Experiência positiva – Para Denise Barrote, diretora comercial da revista Livre Mercado, principal produto da Editora Livre Mercado, "a experiência do Instituto Brasmarket com o Diário do Grande ABC na divulgação de vários rankings de excelência administrativa dos municípios da região foi positiva e motivou a ampliação da parceria, agora para cobrir o Estado num primeiro momento, e o País, na sequência". E completou: "Já estamos testando várias fórmulas envolvendo pesquisas de mercado e de avaliação administrativa de gestões públicas".

A nova parceria já deu início a pesquisas para avaliação de vários segmentos do mercado no Grande ABC, mas os projetos de maior envergadura e custo, a curto prazo, convergem para a avaliação dos 100 dias das gestões municipais eleitas nos 47 municípios da Grande São Paulo e da Baixada Santista e o Projeto do 1º Recall de Marcas e Market Share. "Cada projeto envolve pesquisas com 20 mil entrevistas. A primeira, com divulgação prevista para publicação na revista Livre Mercado de maio, dará base para o ranking de excelência administrativa e abordará eleitores residentes nos 47 municípios avaliados, levantando avaliação em relação a todas as áreas de gestão pública", explica Ronald Kuntz.

O segundo levantamento, com análise prevista para a edição de abril de Livre Mercado, destacará quais as marcas mais presentes na memória da população e a participação de mercado das empresas nos segmentos mais expressivos do mercado, como telefonia, bancos, seguradoras, cartões de crédito, entre outras.

Diretor de Redação do Diário do Grande ABC e da revista Livre Mercado e criador do Instituto de Estudos Metropolitanos, o jornalista Daniel Lima lembra que a afinidade entre as empresas que representa e o Instituto Brasmarket é um processo que fatalmente desembocaria em novos empreendimentos. "Somos apaixonados pela informação qualificada e não há alternativa nesse sentido que dispensem estudos, estatísticas, sondagens metodologicamente responsáveis. Daí nosso empenho em harmonizar interesses e objetivos para levar aos leitores das publicações do Grupo Diário um agregado de valores informativos que ajudem a construir novos cenários sobre a realidade econômica, social e política dos municípios do Grande ABC e de outras regiões", afirmou Daniel Lima.




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