Internacional Titulo
Coréia do Norte insinua iminência de teste nuclear subterrâneo
Da AFP
10/05/2005 | 10:50
Compartilhar notícia


O subdiretor do Instituto para o desarme e a paz do Ministério do Exterior da Coréia do Norte, Pak Hyon Jae, informou que é indispensável um teste nuclear para provar a capacidade do seu país. Ele ainda sugeriu que este teste seja realizado imediatamente.

O jornal americano Washington Post afirma que a versão de Jae é a primeira em que um representante da Coréia do Norte fala sobre um teste nuclear desde a recente publicação de relatórios da Inteligência ocidental que apontam para os preparativos de Pyongyang (capital norte coreana) nesta direção.

Rússia, Coréia do Sul, Japão, China e Estados Unidos também participam das conversações sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang. Porém, as negociações estão estancadas há quase um ano, depois que os norte-coreanos denunciaram uma política hostil dos Estados Unidos.

No entanto, em um pouco comum sinal de progresso, o chanceler coreano declarou, no domingo, que a capital estava preparada para dialogar sobre o estancamento das negociações entre as seis partes. No mesmo dia, o chefe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Mohamed ElBaradei, anunciou que a Coréia do Norte poderia ter até seis armas nucleares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;