Internacional Titulo
Confronto naval entre Coréias deixa quatro mortos
Por Das Agências
29/06/2002 | 13:08
Compartilhar notícia


Quatro soldados sul-coreanos morreram em um confronto neste sábado entre navios de guerra das duas Coréias no mar Amarelo. Uma pessoa está desaparecida e 22 ficaram feridas. Um dos barcos de patrulha sul-coreano foi afundando.

Segundo a televisão YTN, a batalha naval ocorreu nos bancos de pesca do mar Amarelo, perto da ilha de Yeonpueong. Dois barcos de patrulha norte-coreanos, que escoltavam pescadores, entraram na zona marítima sul-coreana. Houve intenso tiroteio.

A batalha aconteceu antes da partida entre Coréia do Sul e Turquia pela Copa do Mundo. Mesmo com o incidente, o presidente sul-coreano, Kim Dae-Jung, viajará para o Japão, onde no domingo assistirá à final da Copa, entre Brasil e Alemanha.

No decorrer do ano, navios norte-coreanos cruzaram nove vezes a linha que marca o limite marítimo entre as duas Coréias, mas até o momento esses incidentes não haviam provocado tiroteios.

Em junho de 1999, um barco da patrulha norte-coreana foi afundado pela Marinha da Coréia do Sul perto do ponto onde ocorreu a batalha naval deste sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;