Esportes Titulo
Valério Bala consegue índice para Olimpíada
Do Diário do Grande ABC
10/06/2000 | 14:02
Compartilhar notícia


O nadador Edvaldo Valério "Bala" Silva, do Vasco, garantiu o índice para disputar a prova dos 50 metros de nado livre masculino nas Olimpíadas, hoje, no troféu José Finkel. Neste domingo, ele tenta garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos nas provas de 100 metros nado livre e revezamento 4x100 nado livre.

Valério "Bala", como vem sendo chamado por ser a sensaçao do campeonato, já está classificado para a prova 4x200 de nado livre, após a desistência do também vascaíno Gustavo Borges. Com isso, ele se tornou o primeiro nadador negro brasileiro a ir à Olimpíada. "Bala" garantiu o índice para a disputa da prova dos 50 metros de nado livre com o tempo de 22 segundos e 51 centésimos.

Valério "Bala" garantiu estar muito tranqüilo e feliz e que este é o resultado de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido. O nadador é baiano, tem 22 anos e treina no clube Baneb, em Salvador. "Nado desde os três anos e para mim a nataçao é tudo na minha vida", disse. "Estou encantado com tudo o que vem acontecendo comigo, tem sido uma grande surpresa".

Neste sábado, no início das competiçoes no Parque Júlio de Lamare, no Maracana, a nadadora do Vasco Yana Klochkdva superou mais um recorde sulamericano e do campeonato, estabelecendo 8min44s39 na prova dos 800 metros nado livre. A marca nao será homologada, no entanto, já que Yana estrangeira.

A nadadora do Iate Clube Bahía Mayara Ledoux Ribeiro, dona do recorde sulamericano anterior, com 8min48s12, permanece recordista da modalidade. Hoje ela melhorou seu tempo, estipulando a marca de 8min46s55. Já o nadador vascaíno Luís Lima melhorou o recorde do campeonato, que já era seu, na prova dos 1.500 metros de nado livre, com o tempo de 15m32s67.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;