Setecidades Titulo
Região recebe 149 solicitações
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/01/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


As defesas civis de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema receberam ontem 149 solicitações de moradores por conta da chuva que atingiu a região no fim da tarde de terça-feira.

Santo André, com 73 chamadas, foi a cidade que registrou o maior número de ocorrências, sendo 28 de quedas de árvore, 22 para vistoria em muros, 17 para vistorias em edificações e seis pontos de deslizamentos próximos aos bairros de Utinga e Santa Terezinha.

A maioria das ocorrências foi em áreas de maior risco de deslizamentos e alagamentos.

Ao todo, sete equipes de emergência, com dez integrantes cada, monitoram os pontos considerados críticos na cidade nos meses de chuva.

Em São Bernardo, a Defesa Civil registrou 38 ocorrências. Entre elas, 19 relacionadas a alagamentos e inundações, dez de escorregamento e nove de desabamentos. Não houve registros de vítimas.

Entre os bairros mais atingidos estão Vila São Pedro, Jardim Silvina, Ferrazópolis, Baeta Neves, Assunção e Centro.

A administração não informou quantos funcionários atuam na Defesa Civil.

São Caetano contabilizou 35 solicitações, entre as quais, vistoria em imóveis, em árvores e solicitação de socorro para vítimas ilhadas.

A Defesa Civil conta com sete funcionários. O bairro que registrou o maior número de chamados foi o Olímpico, seguido pelo Santa Maria e Santa Paula.

Diadema recebeu ontem nove chamados, dos quais sete foram trotes. Entre os chamados frequentes estão deslizamento de encosta, inundação e árvores em queda. Por conta da chuva, uma árvore caiu no Centro. A região com mais chamados foi o bairro Eldorado.

A Defesa Civil possui oito funcionários, além de 12 do Comedec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) e 16 voluntários, entre eles, funcionários da Prefeitura, capacitados para atuar em situações de emergência. As demais cidades não responderam até o fechamento desta edição.

Moradores ficam sem energia por mais de 24 horas 

Depois de 24 horas da chuva que caiu no fim da tarde de terça-feira, moradores da região ainda reclamavam ontem da falta de energia. O Diário recebeu mais de 30 ligações durante todo o dia de moradores de vários bairros. As reclamações eram, sobretudo de Santo André, São Bernardo e Mauá.

Segundo a AES Eletropaulo, a queda de energia foi provocada por conta das chuvas que atingiram todo o Grande ABC. 

A empresa informou ainda que os casos eram pontuais e espalhados pela região, mas que estavam sendo solucionados. A empresa não precisou a hora, mas disse que todos seriam resolvidos ontem.

A professora Jaqueline Sneider, 34 anos, do bairro Bela Vista, em Santo André, teme os prejuízos. "Ano passado ficamos quatro dias sem energia, também por causa da chuva, parecida como a de terça. Alimentos da geladeira estragam, além dos comércios da rua, que ficaram sem trabalhar hoje (ontem)", afirmou a moradora, no início da noite de ontem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;