Cultura & Lazer Titulo
Fábrica de Oskar Schindler vai virar museu na Polônia
Da AFP
28/06/2005 | 18:50
Compartilhar notícia


A antiga fábrica polonesa do industrial Oskar Schindler, que salvou mais de mil judeus do holocausto, será transformada em museu. A informação foi dada nesta terça-feira pelo conselho local.

"O estabelecimento de um museu nesta fábrica histórica é parte da reabilitação da área industrial de Zablocie", disse o vice-prefeito de Cracóvia, Tadeusz Trzmiel, à agência de notícias polonesa PAP.

O conselho, que pretende aprovar o projeto até o fim do ano, espera conseguir financiamento europeu para cobrir o 1,15 milhão de euros, custo estimado do projeto. Além dos trabalhos de arte moderna, o museu sediará uma exposição permanente dedicada a Oskar Schindler.

Entre 1940 e 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, Schindler gerenciou uma fábrica de panelas que empregava judeus, salvando-os de serem enviados para os campos de concentração nazistas.

O trabalho de Schindler, que morreu em 1974, foi lembrado no filme A Lista de Schindler, do diretor americano Steven Spielberg, que ganhou vários Oscars, inclusive o de melhor filme, em 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;