Internacional Titulo
Negociações de paz continuam no Oriente
Por Das Agências
26/01/2001 | 13:15
Compartilhar notícia


Palestinos e israelenses retomaram nesta sexta-feira, em Taba (Egito), suas negociações de paz, que acontecem até o próximo domingo, sem muita esperança de chegar a um acordo, devido às profundas divergências quanto às bases de solução do conflito.

'É difícil se chegar a um acordo, já que há diferenças importantes em todas as questões da ordem do dia', declarou nesta sexta o chefe dos negociadores palestinos, Ahmad Qorei, antes da retomada das conversações.

'Estamos fazendo esforços muito sérios para conseguir tantos avanços quanto possível, levando em conta as circunstâncias e os limites de tempo', assinalou por sua vez Yossi Sarid, chefe do partido de esquerda Meretz e membro da delegação israelense.

As conversações foram retomadas nesta manhã com uma reunião particular entre Qorei e o ministro da Justiça israelense, Yossi Beilin. Em seguida, os negociadores se distribuíram em quatro comissões, encarregadas de discutir as fronteiras do futuro Estado palestino, questões de segurança, os refugiados, e Jerusalém, segundo Qorei.

As duas delegações haviam separado-se rapidamente na noite de quinta-feira, devido a 'importantes divergências' durante a reunião do comitê de segurança, segundo um negociador palestino. O comitê estudava uma petição israelense de instalar três estações de alerta prévio no Vale do Jordão, depósitos de armas e bases para uma força de deslocamento rápido na Cisjordânia, para prevenir ataques procedentes do Leste, propostas rejeitadas pelos palestinos.

'Sempre há solicitações israelenses contrárias ao princípio da soberania palestina sobre seus territórios e seu rechaço do direito de retorno dos refugiados palestinos', continuou. 'Até agora, não abordamos a questão de Jerusalém, mas as divergências em relação a esse assunto são conhecidas', indicou Qorei.

As duas partes começaram a dialogar no último dia 21, com a esperança de chegar a um acordo antes das eleições para primeiro-ministro de Israel, no próximo dia 6 de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;