Automóveis Titulo
Le Mans Quattro é a evolução da Audi no Salão de Frankfurt
Por André Gomide
Agência AutoInforme
16/09/2003 | 19:57
Compartilhar notícia


A Audi realizou uma peça de teatro nas ruas próximas aos pavilhões do Salão de Frankfurt, para apresentar sua grande estrela. Foi uma encenação especial, reservada a poucos convidados e realizada um dia antes da abertura dos portões para a imprensa. Do Brasil, o Jornal Veículos foi um dos quatro convidados presentes na avant première do modelo. Para contar o envolvimento da marca com as competições, os modelos mais expressivos da sua história foram entrando em cena, e com os devidos motores de cano cheio, até chegar a vez do Le Mans Quatro, um superesportivo de 610 cv de potênciae capaz de andar a 344 km/h.

A inspiração desse projeto, a grande atração da Audi no Salão de Frankfurt, que se encerrou domingo passado, foi o não menos "nervoso" R8, vencedor por três vezes consecutivas (2000, 2001 e 2002) da tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Equipado com motor V10 biturbo de 5.0 litros, colocado na parte traseira com 610 cv a 6.800 rpm e 76,5 mkgf de torque (1.750 a 5.800 rpm), o novo modelo-conceito é também o Audi esportivo mais veloz de todos os tempos.

Partindo da imobilidade, precisa de apenas 3,7 segundos para chegar aos 100 km/h (o Mercedes SLR McLaren - Edição nº17 - gasta um décimo a mais), chega a 200 km/h em 10,8 segundos e sua velocidade máxima teórica é de 345 km/h, uma vez que o carro tem limitador eletrônico que bloqueia a injeção a 250 km/h. Os números do Le Mans quattro impressionam porque superam os da maioria dos esportivos mais famosos, como Ferrari, Porsche e Lamborghini.

Fazer carros de alto desempenho não é novidade para a Audi que produziu, por exemplo, a perua de série mais rápida do mundo, a RS4, que acelerava de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Recentemente, lançou o RS6 (Edição nº 12), que chega a 100 km/h em 4,7 segundos com câmbio Tiptronic (automático).

O motor do Le Mans Quattro pode ser admirado sem que se abra a tampa, quase toda transparente. Até mesmo do interior do habitáculo é possível ver o motor em funcionamento. Outro ponto forte é o design, que lembra em alguns pontos o modelo TT Coupé e o GT Nuvolari quattro. A aerodinâmica da carroceria de alumínio foi desenvolvida em túnel de vento pela Audi Design e a Audi Sport. Os dois departamentos já haviam trabalhado juntos no aperfeiçoamento das três gerações do Audi R8 de competição para incorporar velocidades superiores a 300 km/h e melhorar o controle da força centrífuga em curvas.

Para ser mais estável, o Audi Le Mans Quattro tem embutido na carroceria um spoiler traseiro que sobe automaticamente quando o carro supera 120 km/h (igual ao do Mercedes SLR McLaren). Se o motorista deseja manter o spoiler constantemente elevado, quando está num circuito de curvas fechadas, por exemplo, pode fixá-lo apertando um botão situado no volante. Do contrário, enquanto a velocidade for inferior a 80 km/h, o spoiler traseiro permanece integrado à carroceria.

O Le Mans possui equipamentos idênticos aos usados em carros de corrida. Outro destaque é o painel de instrumentos, que mistura o design nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o moderníssimo sistema MMI (Multi Mídia Interface), lançado recentemente no Audi A8. Tração 4x4 permanente, freios esportivos, câmbio seqüencial de seis marchas e a moderníssima tecnologia LED também são itens presentes no Le Mans Quattro, sem dúvida um dos modelos mais atraentes do Salão de Frankfurt.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;