Setecidades Titulo
Prédio modelo da Fundação Casa registra primeira fuga
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
03/11/2007 | 07:34
Compartilhar notícia


A unidade modelo para internação de adolescentes infratores construída em Mauá pela Fundação Casa (antiga Febem) registrou na tarde de sexta-feira sua primeira fuga desde que foi inaugurada, em julho do ano passado.

Era por volta das 14h quando três menores conseguiram trancar parte dos funcionários que estava de plantão na unidade e pularam o muro que dá acesso à Estrada do Sertãozinho. Uma mega-operação foi organizada para recapturar os adolescentes.

Várias equipes da Polícia Militar foram acionadas para fazer varreduras no entorno do prédio, localizado em uma área industrial de Mauá. Até mesmo o helicóptero Águia, da corporação, fez sobrevôos para tentar encontrar os fugitivos.

Passado pouco mais de uma hora da fuga, todos os adolescentes foram recapturados. Um deles sequer conseguiu deixar a unidade. Foi preso por guardas que faziam a segurança da portaria. Outro foi detido em frente ao prédio pela PM.

Esgoto - Um dos menores conseguiu se embrenhar em um matagal ao lado da unidade e se escondeu dentro da tubulação que faz a coleta de esgoto do bairro. A rede é complexa e cheia de bifurcações, o que dificultou os trabalhos da polícia.

“Foram 30 minutos vasculhando o esgoto para conseguirmos encontrá-lo”, disse o soldado Diego Eliel dos Santos, da 3ª Companhia do 30º Batalhão da PM, um dos participantes da operação.

Horas depois da operação, o clima era de tranqüilidade na unidade. Questionados pelo Diário, os funcionários não disseram em quais circunstâncias os funcionários foram rendidos pelos internos e nem qual era o grau de periculosidade dos adolescentes fugitivos.

Ninguém foi encontrado pela reportagem na Fundação Casa para esclarecer o caso. A unidade modelo de internação construída em Mauá servirá como base para construção de prédios semelhantes em Santo André, São Bernardo e Diadema.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;