Internacional Titulo
Estados Unidos tiveram um papel negativo no mundo no ano passado
Da AFP
22/01/2007 | 20:27
Compartilhar notícia


A reputação do governo americano foi afetada em 2005/2006 por causa de sua política para o Oriente Médio e suas ações contra o terrorismo. Cerca de 49% das pessoas interrogadas no mundo consideram que os Estados Unidos tiveram um papel negativo no nível internacional, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira.

Das 26.000 pessoas interrogadas em 25 países por esta pesquisa para a BBC World Service realizada durante os três últimos meses, 73% desaprovaram a forma como o presidente americano George W. Bush conduziu a intervenção militar americana no Iraque.

Esta porcentagem é de 81% entre os britânicos, enquanto que o Reino Unido é o principal aliado dos Estados Unidos. Cerca de 57% dos americanos criticaram a política americana no Iraque. Mas a mesma porcentagem dos americanos estimou que seu país teve um papel positivo na cena mundial. Dois anos antes, 71% tinham essa opinião.

Cerca de 68% das pessoas interrogadas declararam que as tropas americanas no Oriente Médio provocaram conflitos. Apenas 17% as consideravam como uma força de estabilização.

A desaprovação também é importante na questão do tratamento dos prisioneiros de Guantanamo (67%), da guerra entre Israel e o Hezbollah (65%), o programa nuclear iraniano (60%), o aquecimento climático (56%) e o programa nuclear da Coréia do Norte (54%).

Os 25 países são: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Coréia do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Reino Unido, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Filipinas, Polônia, Portugal, Rússia e Turquia.

A reputação dos americanos não cessa de cair. Esta pesquisa foi realizada com 18.000 pessoas em 18 países (Egito, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Quênia, Líbano, Nigéria e Portugal foram acrescentados este ano).

Cerca de 29% dos entrevistados desta amostra mais restrita estimaram este ano que os Estados Unidos haviam tido uma ação mais positiva no nível internacional. Para o período 2005/2006, esta porcentagem era de 36% e de 40% em 2004/2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;