Fechar
Publicidade

Domingo, 29 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Roteiros de leitura completam peças de Nelson Rodrigues


Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC

16/05/2004 | 18:38


Vestido de Noiva (1943), Álbum de Família (peça censurada em 1946 e liberada em 1965), Senhora dos Afogados (texto de 1947 levado ao palco em 1954 por causa da censura) e Viúva, Porém Honesta (1957). São essas as peças de Nelson Rodrigues (1912-1980) que a Editora Nova Fronteira lança em edições avulsas ao preço de R$ 13 cada.

O dramaturgo pernambucano radicado no Rio escreveu 17 peças. A própria Nova Fronteira tem em catálogo Teatro Completo de Nelson Rodrigues, organizado em quatro volumes pelo crítico Sábato Magaldi. A novidade, portanto, não é o lançamento dos textos, mesmo em edições avulsas.

O que as diferencia de Teatro Completo de Nelson Rodrigues são os roteiros de leitura preparados por Flávio Aguiar, professor da USP. Em linguagem acessível para estudantes e leitores em geral, Aguiar apresenta as peças e as coloca no contexto artístico-político-social da época. Além disso, há sugestões de trabalho e glossário de termos teatrais. E os elencos das montagens originais.

Na apresentação de Vestido de Noiva, por exemplo, Aguiar escreve: “Vestido de Noiva inaugurou o modernismo teatral brasileiro. (...) Nosso teatro permanecia preso à herança que recebera do século XIX: a comédia de costumes, simples, comunicativa, saborosa, porém, como é mesmo próprio do gênero, pouco dada a inovações. (...) A peça desestrutura e reestrutura o cenário tradicional, conduzindo os espectadores por uma verdadeira viagem ao interior da mente e da memória humanas.”

Quem pretende se aprofundar na obra do dramaturgo, entretanto, tem de recorrer a Teatro Completo de Nelson Rodrigues: Magaldi disseca peça por peça. A Nova Fronteira, por sinal, promete recolocar no mercado, neste ano, os quatro volumes que reúnem os 17 textos do autor, acrescentando a eles fotos das montagens e comentários críticos.

Magaldi encontrou três blocos temáticos na obra de Rodrigues: peças míticas, peças psicológicas e tragédias cariocas. Mas, como esses aspectos não aparecem isolados nos textos, cada núcleo temático contém características dos outros – o que dá unidade e coerência à obra de Rodrigues. Álbum de Família e Senhora dos Afogados pertencem à lista das peças míticas. Vestido de Noiva e Viúva, Porém Honesta se alinham junto às peças psicológicas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;