Internacional Titulo
Parlamento britânico quer o fechamento de Guantánamo
Da AFP
21/01/2007 | 15:35
Compartilhar notícia


Parlamentares britânicos pressionam o governo a trabalhar com os americanos na busca por alternativas à prisão de Guantánamo, em Cuba, para que a detenção possa ser fechada o mais rápido possível.

O Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Comuns, do qual alguns membros visitaram a prisão em setembro, no entanto, afirmou que os Estados têm o direito de se defender. E que uma nova estratégia para lidar com os suspeitos é necessária para o fechamento da detenção.

"Os que estão detidos em Guantánamo devem ser tratados com transparência e em conformidade com as leis nacionais e internacionais", afirma o comitê em um relatório. "Mas nós reconhecemos também que muitos dos que estão detidos representam uma ameaça real à segurança pública e que todos os Estados estão sob a obrigação de proteger seus cidadãos", acrescenta.

O relatório ainda afirma que a comunidade internacional precisa assumir sua responsabilidade em encontrar uma solução de longo prazo "Nós recomendamos que o governo apóie ativamente a administração americana e a comunidade internacional a estabelecer o processo de fechamento de Guantánamo o quanto antes e de forma consistente com a proteção do povo das ameaças terroristas", conclui o documento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;