Setecidades Titulo
Polícia tira 450 kg de drogas das ruas
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
10/05/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em uma semana, quase meia tonelada de drogas foi apreendida pelas policiais Civil e Militar da região. O montante é praticamente metade de tudo o que foi retirado de traficantes das sete cidades no ano passado, quando apreendeu-se pouco mais de uma tonelada de entorpecentes.

Em 2009, a droga mais encontrada pelas autoridades nas biqueiras do Grande ABC foi a maconha - 600 quilos. Em seguida, a cocaína (430 quilos).

Entre os dias 29 de abril e 5 deste mês foram apreendidos pelo menos 450 quilos de entorpecentes, segundo levantamento do Comando da Polícia Militar da região e das Dises (Delegacias de Investigações sobre Entorpecentes) de Diadema, Santo André e São Bernardo. A maior parte foi de cocaína - cerca de 400 quilos retirados dos bandidos.

Os números foram impulsionados por duas grandes apreensões. Uma delas aconteceu no dia 29, durante os preparativos de operação da Polícia Militar que ocorreu em todo Estado.

Na ocasião, foi encontrado um local de preparo de drogas que funcionava em uma casa em construção na Rua José Rubens Rossignolo, no bairro Areião, em São Bernardo. Foram 251 quilos de cocaína e quase 20 quilos de maconha, além de duas submetralhadoras, uma carabina e munições. Quatro pessoas foram presas.

Outra grande apreensão ocorreu na noite da quarta-feira, quando policiais civis da Dise e do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Santo André estouraram depósito de drogas na Rua Baturité, Parque Jaçatuba. A casa de classe média que armazenava os entorpecentes chamou a atenção do delegado Alberto Mesquita Alves. "As pessoas têm a ideia errada de que as drogas estão somente nas periferias."

Foram apreendidos 133,5 quilos de cocaína, 18 quilos de maconha e ainda 1.522 frascos de lança-perfume. Duas pessoas foram presas.

No mesmo dia, policiais da Dise de Diadema apreenderam quase 20 quilos de drogas em Carapicuíba, na Grande São Paulo. De acordo com o delegado João Barbassa, "os entorpecentes abasteceriam os pontos de tráfico da favela Júpiter".


Denúncias anônimas são essenciais

A maior parte das apreensões de drogas na região aconteceu devido à participação da população com denúncias para as polícias Civil e Militar.

Segundo o comandante da Polícia Militar na região, coronel José Luis Martins Navarro, no caso do laboratório na Rua José Rubens Rossignolo, no bairro Areião, em São Bernardo, PMs "levantamento das áreas para realização de bloqueios (para uma operação) quando receberam denúncia de possível cativeiro". "Os moradores desconfiaram da movimentação estranha", conta o policial.

DISE
A apreensão da Dise de Santo André em uma casa no Parque Jaçatuba também começou com denúncia anônima. "E foram 12 dias de investigações para levantarmos as informações de que aquele era o local certo", revela o delegado Alberto Mesquita Alves.

SIGILO ESSENCIAL
As denúncias anônimas pelos telefones 181 ou 190 são fundamentais para o combate ao tráfico . "A gente precisa da sociedade. É um trabalho conjunto", diz o coronel Navarro.

Segundo o delegado Alves, "casas que permanecem sempre com portas e janelas fechadas, sem movimentação de famílias comuns, com crianças e até idosos, e sem lixo colocado para fora diariamente" são indícios de lugares usados por quadrilhas de traficantes. "Ao perceber algo estranho, é importante denunciar, para que possamos investigar", afirma Alves. EM




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;