Setecidades Titulo Coluna Memória
Paranapiacaba. Igreja preservada. Uma sala de aula como antigamente...

A igreja matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus ganhará nova manutenção – ela que tanto sofre com a umidade da serra - e a Casa da Família Ferroviária reserva uma sala para mostrar às novas gerações o estilo escolar do tempo dos seus avós

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/05/2022 | 05:08
Compartilhar notícia


Nas duas visitas mais recentes que Memória fez à Paranapiacaba aprendemos mais um pouco sobre a importância desta vila ferroviária única no mundo.

Não esgotamos o relato de todas as lições recebidas. E vibramos com o entusiasmo do secretário Fábio Picarelli, que vestiu de vez a camisa deste verdadeiro presépio da serra.

O secretário nos acompanhou em março e o relato daquele passeio Memória iniciou, para agora ser concluído.

Retornamos em abril, e conhecemos pessoas como Márcia Tersetti Freidinger, monitora ambiental/cultural da Casa da Família Ferroviária.

Depois das emoções das Semanas Ribeirão Pires, Santo André e Rio Grande da Serra, e antes das férias programadas aqui em Memória, dividimos com você, amigo leitor, mais um pouco da Paranapiacaba andreense de todos nós, mais linda do que nunca. E que venha o estádio do Serrano...

Crédito das fotos 1 e 2 – Projeto Memória

DUAS VILAS. No alto de Paranapiacaba, Fábio Picarelli aponta para a igreja local, que vai ganhar nova manutenção; na Casa da Família Ferroviária, a monitora Márcia recebe os alunos Henrique e Lucca...

NAS ONDAS DO RÁDIO

Grande ABC e Você

O nono programa focaliza:

Os 60 anos da igreja Nossa Senhora da Salete, na Vila Helena, em Santo André. Convidado: padre José Silva, pároco da igreja.

Padre José Silva é baiano de Piatã, na Chapada Diamantina. Nasceu em 23 de fevereiro de 1955. Foi ordenado padre em 1998 e atuou por vários anos em Ribeirão Pires. Em 23 de outubro do ano passado assumiu a paróquia de Vila Helena.

Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, às 7h. Rádio ABC AM (1.570).

Crédito da foto 3 – Projeto Memória

PADRE JOSÉ SILVA. Amanhã logo cedo na Rádio ABC


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sábado, 20 de maio de 1972 – ano 14, edição 1847

SÃO BERNARDO – Instituto Municipal de Previdência reivindica sede própria. José Eduardo Fornari Novo, presidente do IMP, é recebido pelo prefeito Aldino Pinotti que oferece ao órgão o prédio onde estava a sede do DER local, à Rua Imperador Pedro II, em Nova Petrópolis.

GENTE & NOTÍCIA – Chiquinho Palmério enumera os bailes daquele sábado, meio século atrás: os das Rosas do clube da GM e do Olaria de São Bernardo, o da Pesada da Associação Cultural Harmonia (o Clube dos Alemães de Santo André), o quarto da série Kin-Kin do Clube do Xadrez de Santo André, a Noitada dos Boêmios do Cartolinha e o da Rainha da SE Humaitá.

EM 20 DE MAIO DE...


1957 – Crise no emprego. Dispensas diárias na área química do ABC. Setores têxtil e metalúrgico também atingidos. Problemas em indústrias como a Elni, Pelosini e Cotonificio São Bernardo.
Indústrias de móveis reduzem a produção, o que significa salários menores a operários que trabalham por tarefa.

Câmara de São Bernardo aprovou projeto de 100 mil cruzeiros ao Sindicato de Fiação e Tecelagem para prestar auxílio a operários desempregados.

Em São Caetano não há dispensa em massa de operários. A General Motors tinha interesse em manter entre os empregados os especializados para trabalhar na futura fábrica GM em São José dos Campos.

Rhodiaceta, de Santo André, patrocinava programa cultural na TV Tupi, Canal 3

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 20 de maio de 1992 – ano 34, edição 8077

MANCHETE – Caso PC Farias leva dona Leda, mãe do presidente Collor, a afastar o filho Pedro Collor dos negócios da família.

SAÚDE – Tuberculosos podem ficar sem remédios. Governo federal não repassa os medicamentos desde o ano passado (1991) e os estoques só dão para mais 15 dias.

SANTOS DO DIA
Colomba de Rieti
Bernardino de Sena

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Em São Paulo, aniversário de Piedade.

Pelo Brasil: Bonito e Taquaritinga do Norte (Pernambuco); Estrela (Rio Grande do Sul); Irauçuba (Ceará); Morro da Fumaça (Santa Catarina); e Palmas (Tocantins).

HOJE
Dia do Pedagogo (lei 13.083, de 8 de janeiro de 2015).

Falecimentos 

Santo André

José Eduardo de Oliveira, 91. Natural de Pouso Alegre (Minas Gerais). Residia no Parque São Rafael, em São Paulo, Capital. Dia 11, em Santo André. Cemitério de Pouso Alegre.

Rozalia Gal, 90. Natural da Hungria. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 16. Jardim da Colina.

Santa Maria Zampola Florsa, 87. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Alzira, em Santo André. Dia 16. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

São Bernardo

Keiko Wako Saito, 93. Natural do Japão. Residia no bairro Paulicéia, em São Bernardo. Dia 13. Jardim da Colina.

Filemon José da Silva, 92. Natural de Seabra (Bahia). Residia no bairro dos Casa, em São Bernardo. Dia 13. Jardim da Colina.

São Caetano

Amabile Natalina Bagarin dos Santos, 90. Natural de Bariri (São Paulo). Residia no bairro Barcelona, em São Caetano. Dia 14. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Helena Maria da Silva, 86. Natural de Jacobina (Bahia). Residia no bairro Boa Vista, em São Caetano. Dia 15. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Espedito Cabral de Oliveira, 82. Natural de Arapicara (Alagoas). Residia no bairro Nova Mirim, em Praia Grande (São Paulo). Dia 12, em Diadema. Cemitério da Grande Planície, em Praia Grande.

Mauá

Wilson Vezzaro, 84. Natural de São Caetano. Residia na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Dia 12, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Laurinda da Conceição Ferreira da Silva, 88. Natural de Portugal. Residia no Centro Alto de Ribeirão Pires. Dia 13. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;