Esportes Titulo
Azulão reencontra Lusa
com discurso humilde
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
01/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


De um extremo ao outro. Após enfrentar e vencer o lanterna Duque de Caxias, no Rio, hoje o São Caetano recebe a Portuguesa, líder da Série B do Brasileiro, às 16h20, com a necessidade da vitória para sair da zona de rebaixamento. Com apenas 29 pontos, torce ainda por uma derrota do Goiás diante do Boa Esporte, em Varginha (MG).

Embora avaliem que a vitória sobre os cariocas trouxe confiança ao Azulão, jogadores e comissão técnica adotam discurso humilde e apontam a Portuguesa favorita para o confronto.

O técnico Márcio Araújo enalteceu as qualidades do adversário, que fora de casa venceu seis de 13 jogos e perdeu apenas um. Diante de tal retrospecto, analisa as dificuldades de parar um inimigo que no primeiro turno goleou o São Caetano por 5 a 2, no Canindé. "Não é fácil, mas a maneira mais inteligente é marcar bem e ter bom posicionamento, senão alguém fica livre. O time da Portuguesa se movimenta muito e está bem entrosado, afinal joga junto desde o Campeonato Paulista."

No entanto, apesar da superioridade da Lusa, que lidera o torneio com 53 pontos, Márcio Araújo descarta jogar na retranca. "A equipe deles joga e também faz boa marcação. É um duelo em que mais uma vez teremos de superar obstáculos. Se vencermos, o resultado nos dará mais confiança para as próximas partidas."

O Azulão não contará com o volante Augusto Recife. É a terceira suspensão dele por cartão amarelo. Também ficou fora de uma partida por cartão vermelho, recebido no confronto com o Paraná, no primeiro turno, na Vila Belmiro. O jogo aconteceu na Baixada Santista porque naquela ocasião a equipe do Grande ABC havia perdido mando de um jogo por causa de incidentes envolvendo torcedores na partida contra a Ponte Preta, no Anacleto Campanella.

O zagueiro Revson deve ser improvisado no lugar de Augusto Recife no meio-campo. Pelos gols marcados no empate contra o Icasa e na vitória sobre o Duque de Caxias, Nunes deve retomar o posto de titular de Ricardo Xavier.

Na defesa, Thiago Martinelli segue ao lado de Preto Costa. Domingos permanece na reserva juntamente com o meia Ailton.

 

Preto diz que coragem tem de embalar Azulão

Ciente da superioridade do adversário, porém sem medo de enfrentar o Barcelusa, como já vem sendo chamada a Portuguesa, numa distante comparação ao time espanhol. É assim que o zagueiro Preto Costa avalia que o São Caetano tem de encarar o líder da Série B hoje, no Anacleto Campanella.

Recém-saído do Canindé - defendeu a equipe no Paulistão juntamente com Domingos -, Preto Costa reconhece o bom momento da Lusa, mas observa que o Azulão precisa atuar com confiança. "Será um jogo muito difícil. É um adversário de qualidade, mas não podemos ter medo de enfrentar quem quer que seja, líder ou não. É mais um obstáculo à nossa frente, mas precisamos ter coragem e enfrentá-los. Estamos confiantes, nossa equipe tem evoluído. Não perdemos há três jogos."

Na avaliação do zagueiro, o São Caetano não tem outra estratégia no jogo a não ser a marcação forte para enfrentar a Portuguesa. "Temos de admitir que o momento deles é melhor. Quem acompanha futebol sabe que o primeiro fundamento é marcar e ter posse de bola, porque só com ela nos pés é que se cria as condições para chegar ao gol", disse Preto Costa.

O volante Ricardo Conceição, que se firmou entre os titulares após a chegada de Márcio Araújo, concorda com o zagueiro. Para ele, o São Caetano precisa marcar forte e estar mais atento do que em relação à partida do primeiro turno. "Tomamos dois gols logo no início e depois ficou complicado. Temos que ficar mais ligados, marcar em cima. Porém, não podemos abrir mão do ataque."

Conceição não encara o jogo como revanche por causa da goleada do primeiro turno. "Temos de ver o momento. Com a mudança de filosofia, após a chegada do novo treinador, estamos mais confiantes."

 

Boquita ganha outra chance entre os titulares na Lusa

Com o desfalque do volante Ferdinando, o corintiano Boquita ganha outra chance na equipe titular da Portuguesa no confronto com o São Caetano.

"O Boquita já vinha entrando na equipe quando um de nossos volantes não podia jogar. Naturalmente, com a contusão do Ferdinando, nada mais justo do que ele entrar como titular. Temos total confiança nele. Sempre que entrou cumpriu bem as determinações a ele atribuídas, marcando inclusive gols importantes", disse o técnico Jorginho, para quem o jogo será totalmente diferente ao do primeiro turno, quando a Lusa goleou por 5 a 2. "Eles se reforçaram, estão em uma zona da tabela que não condiz com a grandeza do São Caetano. Se formos para lá achando que vamos goleá-los novamente, teremos problemas. Queremos a vitória e vamos atrás dela, mas sempre respeitando o adversário."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;