Economia Titulo
Crédito em P&D atrai universidade
Por Do Diário do Grande ABC
28/09/2006 | 22:08
Compartilhar notícia


O interesse do setor empresarial da região em conhecer novos instrumentos que facilitem o acesso a financiamento em inovação fez com que o auditório da ADE (Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC) ficasse lotado quinta-feira, no seminário Inova Brasil. O evento, organizado pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e promovido pela ADE, UFABC (Universidade Federal do ABC) e prefeitura de Santo André, atrai as atenções de executivos, representantes de universidades e integrantes de outras entidades.

O coordenador do projeto de APL (Arranjo Produtivo Local) do plástico – que reúne 21 indústrias do segmento no Grande ABC –, Joelton Gomes Santos, foi ao seminário de olho nas possibilidades de obtenção de recursos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Ele saiu animado. “A Lei do Bem, que é nova, vai ajudar muito as pequenas empresas”, afirmou.

A lei traz a possibilidade, por exemplo, do abatimento pelas empresas de, no mínimo, 160% dos gastos em P&D do lucro tributável. “Terão incentivo adicional de 20% se registrarem patentes e se as empresas contratarem pesquisadores, terão mais 20%”, afirmou um dos palestrantes, o diretor da ABDI Mário Salerno. Salerno cita ainda a Lei da Inovação, que estabelece a subvenção à inovação. No cumprimento a essa norma, a Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), do governo federal, lançou edital para a contratação de professores doutores pelas empresas, com o apoio (pagamento de bolsas) da entidade.

Os novos editais da Finep, de incentivo a pesquisa e desenvolvimento das empresas – os quais deverão somar ao todo R$ 500 milhões até o ano que vem –, estão no foco das indústrias da região, com o apoio das instituições e do poder público locais. “Há um edital de subvenção às empresas que vai até outubro. Vamos estudá-lo para dar suporte às empresas do plástico e a Innova (Incubadora de Base Tecnológica de Santo André)”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Luís Paulo Bresciani.

Desafios – Segundo Bresciani, a preocupação da prefeitura de Santo André com a inovação já faz parte da política de atuação há alguns anos. Ele cita a própria Innova e o Ciap (Centro de Informação e Apoio ao Plástico) como iniciativas nessa direção.

Mas o secretário afirma que há o desafio de aproveitar os novos instrumentos legais para concretizar projetos em parceria com as universidades, entre elas a UFABC – que manifestou interesse em se aliar a empresas com esse objetivo. “As mudanças na legislação abrem novas oportunidades de difundir a inovação na nossa economia. Queremos aproveitar essa nova institucionalidade para impulsionar o desenvolvimento. Para isso, vamos integrar nossa equipe técnica ao da Agência e das universidades em projetos comuns, principalmente nos setores petroquímico, plástico e automotivo”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;