Internacional Titulo
Zapatero anuncia 'plano de choque' para reordenar a imigração
Da AFP
10/06/2004 | 10:21
Compartilhar notícia


O governo espanhol apresentará um "plano de choque" para reordenar a imigração e em particular os "centenas de milhares" de casos de imigrantes que estão em situação irregular por problemas burocráticos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero.

"A secretaria de Estado de Imigração e o ministério do Trabalho estão elaborando um plano de choque para abordar a situação de negligência, desorganização e falta de capacidade de gestão" em que se encontra a imigração, afirmou Zapatero numa entrevista à emissora Cadena Ser.

Segundo a entidade defensora dos imigrantes Andalucía Acoge, mais de 300 mil pedidos para renovação de permissões de residência estão parados nas administrações aguardando uma definição do governo.

"Efetivamente, temos centenas de milhares de processos que afetam a situação regular de imigrantes", admitiu Zapatero antes de anunciar aplicação de um "plano de choque", sem dar mais detalhes sobre sua data de lançamento e seu conteúdo.

O presidente do governo espanhol insistiu que defende uma "imigração legal e ordenada", tal como vem afirmando desde sua eleição em 14 de março passado. "A imigração é um fenômeno positivo para a sociedade espanhola", disse Zapatero, mas advertiu que esse fenômeno "tem que ser ordenado adequadamente".

Tradicional porta de acesso para a Europa para latino-americanos e africanos, na Espanha vivem 2,6 milhões de estrangeiros, sendo que cerca de um milhão estão em situação irregular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;