Esportes Titulo
Brasil vê 'replay' da trajetória de 1994
Do Diário OnLine
22/06/2002 | 11:15
Compartilhar notícia


A classificação da Turquia entre as quatro melhores equipes da Copa de 2002 pode ser um bom indício para a Seleção Brasileira. Assim como ocorreu em 1994, data da quarta conquista mundial, o Brasil voltará a enfrentar na semifinal um time que foi seu adversário durante a primeira fase da competição.

Na Copa EUA/94, a Seleção Brasileira encerrou sua participação na primeira fase empatando em 1 a 1 com a Suécia (gols de Keneth Andersson, para os suecos, e Romário, para o Brasil). Na semifinal, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira despachou os escandinavos por 1 a 0, novamente gol de Romário.

Em 2002, a Turquia pode exercer o papel que coube à Suécia na Copa de 1994. O Brasil estreou no Mundial Coréia do Sul/Japão vencendo a Turquia por 2 a 1 (gol de Hasan Sas, para a Turquia, e de Ronaldo e Rivaldo, para o Brasil).

O Brasil teve bastante dificuldade para conseguir um resultado positivo na ocasião. A vitória brasileira só foi conseguida às custas de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro sul-coreano Kim Young-Joo (que não está mais na Copa). Foi também naquela partida que Rivaldo foi multado por simular uma contusão para forçar a expulsão de um zagueiro turco.

O Brasil também teve um adversário familiar pela frente também na Copa de 1962, que marcou o bicampeonato mundial. No Chile, o Brasil de Garrincha e Pelé teve contra a Tchecoslováquia sua segunda partida da primeira fase.

O jogo foi duríssimo e também acabou empatado: 0 a 0. Pelé sofreu no jogo contra os tchecos uma contusão muscular que o afastou de todo o restante da Copa. Sobrou para Garrincha e seu parceiro de Botafogo Amarildo a tarefa de brilhar e garantir o título.

Brasil e Tchecoslováquia voltaram a jogar na segunda fase da Copa de 1962, na decisão do título. A Seleção venceu por 3 a 1 e garantiu o segundo título mundial consecutivo.

A Tchecoslováquia, aliás, foi a primeira seleção a cruzar duas vezes com o Brasil na primeira Copa. A primeira ocasião foi em 1938, pelas quartas-de-final do Mundial da França. As duas equipes se enfrentaram em 12 de junho de 38 e empataram por 1 a 1. Como o empate persistiu na prorrogação, e não havia decisão por pênaltis na época, uma nova partida foi marcada dois dias depois para ver quem ficava com a vaga. E deu Brasil, 2 a 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;