Economia Titulo Protesto
Funcionários do Itaú Unibanco paralisam três agências

Trabalhadores reclamam de demissões

Por Soraia Abreu Pedrozo
11/05/2012 | 06:44
Compartilhar notícia


 

Funcionários do Itaú Unibanco suspenderam ontem, durante o dia todo, o atendimento em três agências do banco na Rua Senador Flaquer, no Centro de Santo André. A paralisação ocorreu, de acordo com o Sindicato dos Bancários do ABC, em protesto às demissões que vêm acontecendo na empresa desde o ano passado. O local foi escolhido porque uma das gerentes demitidas trabalhava lá.

Segundo a diretora do sindicato, Adma Gomes, a decisão foi tomada em conjunto com outros representantes sindicais dos bancários no Estado de São Paulo. "Não deixamos nem as faxineiras entrarem para trabalhar", conta Adma.

Dados da entidade mostram que, desde o início do ano, 87 funcionários do Itaú Unibanco foram demitidos na região, volume que supera em 30,6% o total de dispensas de 2010, que somou 62. No ano passado, ficaram desempregados 220 bancários no Grande ABC - em todo o País foram 5.764.

"Analisando o balanço do banco, percebemos que o que mais aumentou em sua folha de pagamento foi o crescimento do número de processos trabalhistas. Houve alta de 145,6% em 2011", revela a sindicalista.

Adma afirma que, das seis demissões ocorridas nesta semana, cinco foram na área operacional, sendo uma caixa e quatro cargos de chefia. "Parece que o banco está empenhado em diminuir seus gastos a qualquer custo. Onde antes tinham três assistentes de gerência, hoje há dois, ou um, e o trabalho continua o mesmo. Ou, ainda, é contratado no lugar um estagiário, que não recebe benefícios e ganha muito menos."

O Sindicato dos Bancários do ABC afirma ainda que, até o início de março, as homologações de ex-funcionários do banco eram 56% maiores em relação às demais instituições bancárias. Procurado pela equipe do, o Itaú Unibanco não se manifestou até o fechamento desta edição.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;