Automóveis Titulo
Instale com cuidado
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
28/03/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Modificar a aparência do carro ou instalar acessórios de segurança e conforto requerem cuidados por parte do proprietário e da empresa que fará o serviço.

Rubens Mathias, supervisor de vendas da Mangels, orienta aqueles que quiserem trocar as rodas convencionais pelas de liga leve a prestar atenção no acabamento do produto.

“Há vários tipos de rodas e cada um deles necessita de um cuidado diferenciado. O importante é montar a estrutura roda/pneu da maneira correta”, diz. Ele explica que a medida da roda deve ser correspondente à do pneu e ao modelo do carro para não encostar no pára-lama.

“A roda prata, por exemplo, deve ser limpa com detergente neutro. É preciso ter cuidado com jatos de água, já que podem riscá-la”.

Durante a instalação, Mathias alerta para a necessidade de dar nove voltas de segurança nos parafusos das rodas dos veículos de passeio. “O aperto deve ser feito em cruz para um melhor balanceamento”. Para aros maiores, como 20, por exemplo, é recomendável o ajuste da suspensão.

Com o sistema de som não é diferente. “O modelo do carro deve comportar o aparelho e alto-falantes. Caso os locais já predispostos para a instalação não sejam compatíveis com o equipamento, deve-se fazer uma adaptação”, orienta Eduardo Hirai, da Clarion.

O instalador deve ter cuidado ao cortar a lataria e com a fiação, que é dimensionada para funcionar com aparelhos homologados. “Ferrugem e sobrecarga são conseqüências de um serviço mal feito”, alerta.

Tão comum nos carros hoje em dia, a película escurecedora também precisa ser colocada corretamente, já que, se bem colada, não tem prazo de validade.

O gerente da Carglass Roberto Bocchi destaca a importância da garantia e da escolha de empresas que ofereçam proteção contra raios ultravioletas, que provocam a alteração da cor.

“Os vidros devem estar completamente limpos, sem adesivos. O produto demora três dias para secar. Durante este período, não se pode abrir os vidros”. Bocchi orienta os consumidores a desconfiar de preços muito baixos, pois a instalação custa, em média, R$ 150.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;