Memória Titulo Memória
O adeus do poeta, dos seus 17...

JOSÉ LUIZ GONÇALVES MERGULHÃO (*) Ribeirão Bonito, SP, 17-8-1934 (+) Santo André, 18-6-2020

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O professor Mergulhão escrevia poemas. Lembrava Ribeirão Bonito. Enaltecia a natureza. Destacava coisas simples e gostosas e saudosas. A infância. A juventude

Estudante: acompanhe a forma fácil de pôr no papel as lembranças que ficaram. Português impecável. Gosto de ‘quero mais’:

Voltem... – A tangerina do Plácido. A água da Lindoia. O doce do Merico. O bolo inglês da dona Antoninha. A pamonha. O requeijão. O algodão-doce. O pé de moleque. O leite tirado na hora. Ah! Tudo lá do meu velho Ribeirão. Que sabor de saudade.

O azul – Sabe por que eu gosto do azul? Porque lembra aquela pipa que empinava nas tardes de agosto. Eu vejo o azul nas bolinhas de gude que as fazia rolar pelo chão firme. Pela cor da camisa que usava quando disputava partidas de basquete, nos meus áureos 17. O azul, a cor da calça curta de veludo feita por minha vovozinha, que já foi para o azul. Sabe por que o azul? Porque é a cor dos teus olhos!

Pardal – Por que escolheste a minha sacada? Para pegar migalhas, sombras e proteção? Será que foi só para lembrar o meu Ribeirão, o tempo que eu tinha tios, avós e mamãe que aqui já não estão... Será que é para lembrar os tempos meninos dos irmãos e primos do coração? Pardal companheiro: continue visitando a minha sacada, trazendo consolação para minha solidão.

A PARTIDA

Professor Mergulhão partiu de madrugada. A pneumonia bacteriana o pegou. Tinha 85 anos. Viveu serenamente até o fim da vida.

Ele fez história no ensino de Santo André, onde vivia desde 1959, depois de ter lecionado pelo magistério do Estado em Irapuã, Interior de São Paulo. Aqui, lecionou e dirigiu várias escolas, e desenvolveu alguns projetos importantes:

- Entre 1966 e 1975 foi sócio-diretor do Curso Stocco.

- Em 1976 inaugurou a escola do Zezinho de Educação Infantil.

- Em 1978 fundou a Escola Gradual, em parceria com o professor Acylino Belisomi.

Filho de Flavio Mergulhão e Maria José Gonçalves Mergulhão, professor Mergulhão deixa a mulher, Pérola Marlene Stocco de Mergulhão, do curso que leva o nome da sua família, os filhos Marta, Flavio, Luciana e Zezinho, e quatro netos.

Em 24 de junho de...

1905 – O soldado do destacamento de Paranapiacaba, Idalino de Souza Vieira, ganha 7,5 contos de réis na loteria da Capital.

1920 – Dia de São João. O ponto é facultativo nas repartições públicas do Estado de São Paulo. 

Os bacharelandos de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo elegem o senador Ruy Barbosa paraninfo da turma. Uma comissão é recebida pelo jurista, em sua casa, no Rio de Janeiro, que aceita o convite.

Distúrbios na Itália: em Milão são mortas quatro pessoas, com grande número de feridos. Registram-se combates entre carabineiros e anarquistas. Efetuadas 400 prisões. Noticia-se a prisão do chefe anarquista, Enrico Malatesta. Tecelões em greve há 25 dias em Roma.

1975 – Anjos da guarda iniciam tarefa nas ruas de Santo André: é o setor feminino da Guarda Municipal.

Greve dos metalúrgicos na Fundação Pauliceia, em Santo André, repercute em Brasília.

Nota – Tempo de ditadura. Falar em greve era um pecado, praticá-la, um pecado mortal.

1985 – Diário publica reportagem informando que acidentes matam 1.000 pessoas por ano na região. Assina o texto a jornalista Marli Romanini.

Hoje

- Dia Internacional do Disco Voador

- Dia do Caboclo

- Dia Nacional da Araucária

Santos do dia

- No Grande ABC, a Diocese de Santo André possui quatro paróquias dedicadas a São João Batista: Parque João Ramalho (Santo André), Rudge Ramos (São Bernardo), Santa Paula (São Caetano) e São João (Mauá). Além de inúmeras capelas dedicadas ao santo mais festeiro deste mês de junho.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 24 de junho:

- Em São Paulo, Alto Alegre, Américo de Campos e Atibaia, Balbinos, Clementina, Gastão Vidigal, Ibaté, Iepê Joanópolis, José Bonifácio, Lucélia, Mirandópolis, Nhandeara, Ouroeste, Populina, Rio Claro, Salto de Pirapora, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, São João da Boa Vista, São João das Duas Pontes, São João de Iracema e São João do Pau d’Alho.

- Em Minas Gerais, Arceburgo, Caratinga, Cascalho. Rico, Itamarandiba, Itamogi, São João Batista da Glória e São João do Pacuí.

- Em Goiás, Buriti Alegre e Goianésia.

- No Espírito Santo, Cariacica.

- No Mato Grosso, Glória D’Oeste.

- Em Rondônia, Pimenta Bueno.

- Na Paraíba, São João do Tigre.

- No Pará, São Sebastião da Boa Vista.

- No Mato Grosso, Vale de São Domingos.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;