Política Titulo
Dib recebe 181 sugestões em seminário de 10 horas
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
20/02/2005 | 17:13
Compartilhar notícia


O seminário realizado sábado pelo prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), resultou na apresentação de 181 sugestões de projetos ou programas para serem implementados na cidade até o fim do ano. Foram quase dez horas de exposição de idéias que deverão compor o cronograma de metas a serem executadas a curto, médio e longo prazos, entre as quais o Poupatempo do Empresário e Parque Tecnológico. O encontro reuniu em um hotel da cidade 110 funcionários do primeiro e segundo escalões do governo, entre secretários e diretores de fundações e autarquias. “Foi um encontro excelente e produtivo para instalar o programa de 2005”, resumiu o prefeito.

Até a hora do almoço, William Dib contabilizou 77 itens apresentados por dez secretários. Outras 13 pessoas ainda estavam inscritas para falar até o final do seminário. Alguns dos temas expostos fazem parte do programa de governo, e sábado foram apresentadas as formas de execução, os custos e prazo de implementação. Entre as principais destacadas pelo prefeito está a criação do Poupatempo do Empresário e o Parque Tecnológico, propostas defendidas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Longo.

Na área de educação, a secretária Neide Felicidade sugeriu a criação de um grupo para discutir a possibilidade de municipalizar o ensino fundamental de 5ªa 8ªséries. Atualmente, São Bernardo é responsável apenas pelas turmas de 1ªa 4ªséries do fundamental. A proposta consta no programa de governo, mas os estudos que serão realizados pela Secretaria de Educação vão determinar sua implementação ou não.

Outras propostas apresentadas no seminário de sábado foram a criação de 23 bibliotecas interativas, a elaboração do Plano Diretor, a retomada do Guia Cultural e a construção do Teatro Vera Cruz, além da transformação do Centro de Processamento de Dados em Departamento de Tecnologia da Informação como parte do processo de modernização administrativa.

Nem todas as sugestões foram divulgadas pelo prefeito à imprensa. A cautela foi uma forma de não criar expectativas nem para quem expôs a sugestão nem para a população, que ficará à espera de obras ou projetos que ainda estão em fase de discussão. Somente após a elaboração do cronograma de metas é possível apontar com mais precisão o que vai e o que não vai ser realizado.

A expectativa do prefeito é que o cronograma esteja pronto para ser mostrado em uma semana. Nesse período, os três secretários especiais, Admir Ferro (Ações Voltadas à Comunidade), Gilberto Frigo (Infra-Estrutura) e Eurico Leite (Assessoramento Governamental), irão analisar as propostas e definir prioridades de realização e viabilidade financeira. Para isso, contarão com apoio do secretário de Finanças, Marcos Cintra. “A idéia é apresentar decisões mais rápidas para cumprir o programa de governo”, afirmou Dib, durante o intervalo para o almoço.

Os secretários também tiveram de apresentar soluções para algumas das metas propostas pelo prefeito no início do ano. Entre os itens que William Dib espera uma solução ainda neste ano está a Cidade da Criança. A principal dúvida é sobre a ampliação ou no do parque infantil, pois depende de outras decisões, como a remoção da Faculdade de Direito de São Bernardo e a construção do Teatro Vera Cruz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;