Setecidades Titulo
Operação tira carcaças do Pedroso
Por Marcelo Dorador
Especial para o Diário
31/08/2006 | 22:57
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) fez quinta-feira uma mega-operação para retirar carros abandonados da região do Parque do Pedroso, área de preservação ambiental. Cinco carcaças foram removidas. As margens da represa Billings se transformaram em local de desova de veículos roubados.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Fiscalização Ambiental do Semasa e teve apoio do Grupamento Ecológico da GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil, Bombeiros, DTC (Departamento de Trânsito e Circulação) e funcionários do Departamento de Drenagem do Semasa.

Os agentes ambientais localizaram em rondas aéreas, a bordo de um helicóptero, os veículos em decomposição. Os carros estavam próximos a um dos braços da represa. Após buscas por terra e barco, foi possível mapear os pontos que em que as equipes deveriam trabalhar.

A coordenadora interina de Fiscalização Ambiental, Aline Ferreira da Silva, explica que a operação é necessária para evitar estragos no meio ambiente. “Os lugares são de difícil acesso. E existe o risco ao meio ambiente de um desses carros vazarem óleo ou combustível, numa área que é de preservação”, ressalta.

Três dias foram necessários para mobilizar pelo menos 20 pessoas no resgate das carcaças dos veículos. Quinta-feira de manhã, três carros foram recuperados. Pelo estado de conservação, pareciam estar abandonados há cerca de quatro meses.

O GCM Allan Kardec de Sales, um dos coordenadores da ação, explica que os carros encontrados são averiguados pela Polícia Militar.”Possivelmente foram utilizados para outro tipo de serviço. Depois disso são queimados. Assim não há como encontrar digitais. A escolha do local é para dificultar a recuperação e o acesso ao veículo”, conclui.

Segundo o coordenador da GCM, dos carros localizados pela manhã, um Kadett e Peugeot 206 possuem registro de ocorrência de roubo e furto no banco de dados da PM. O terceiro veículo, uma Fiorino, não apresentava queixa. No final da tarde, mais dois veículos foram recuperados, um Palio Weekend e um Pointer. Ambos bastante deteriorados.

O Pointer estava no fundo da represa, no Núcleo Pintassilva, e foi localizado com o apoio dos Bombeiros. Convidados pela Defesa Civil, os soldados, num barco a remo, acompanharam o mergulhador que buscou por quase 35 minutos o veículo abandonado. Em seguida, funcionários do Departamento de Drenagem da Semasa fizeram o reboque. As cinco carcaças identificadas pela operação seriam transportadas ao pátio do bairro Ana Maria, em Santo André.

A operação começou quinta-feira às 8h e acabou somente às 18h, quando, pela falta de luminosidade, não havia mais condições para realizar as buscas. Segundo a agente do Semasa, todos os dias são feitas rondas para identificar irregularidades no Parque do Pedroso. Os carros encontrados são retirados imediatamente. “Fazemos esse tipo de operação quando a local é de difícil acesso. E realmente precisamos de uma equipe numerosa” conclui Aline Ferreira da Silva. (Supervisão de Illenia Negrin)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;