Política Titulo Comércio Exterior
Para Alex, ideologia não afeta relações entre Brasil e China

Deputado viajará para país asiático e acredita que alinhamento de Bolsonaro e Trump não atrapalha

Por Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
26/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Prestes a embarcar para China com objetivo de discutir projetos entre os países, o deputado federal Alex Manente (Cidadania), com domicílio eleitoral em São Bernardo e secretário de relações internacionais da Câmara Federal, acredita que a ideologia do presidente Jair Bolsonaro (PSL), mais alinhada aos pensamentos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pouco tem afetado as relações comerciais entre China e Brasil.

Trump e o presidente da China, Xi Jinping, entraram em rota de colisão desde que os Estados Unidos adotaram novas tarifas de importação de produtos chineses, abrindo guerra comercial entre os países. Havia o temor de que as declarações pró-Trump feitas por Bolsonaro pudessem interferir nos diálogos entre Brasil e China – os chineses são os principais parceiros comerciais brasileiros.

“A relação ideológica pode existir (entre Bolsonaro e Trump), mas relação comercial (com a China) é positiva. As relações entre as embaixadas e o Congresso estão mantidas, senão ampliadas. A ministra Tereza Cristina (da Agricultura) tem sido sensível nas relações, até porque o agronegócio da China é um dos maiores importadores do agronegócio brasileiro. Temos de trazer a tecnologia deles para cá”, defendeu o parlamentar.

Comitiva brasileira, chefiada por Alex, viaja para a nação asiática no dia 1º e deve ficar lá até o dia 9. Estão previstas reuniões com empresários e políticos chineses em Pequim e Xangai. A viagem é custeada pelo governo chinês.

Alex adiantou que já há encontros agendados com diretores da Huawei, empresa de telefonia móvel que deve se instalar no Estado em 2021. O governador João Doria (PSDB) anunciou, em agosto, que a companhia chinesa pretende abrir uma fábrica em território paulista – o Grande ABC entrou na briga para sediar o empreendimento.

“Vamos procurar toda indústria de tecnologia e de inovação da China (na viagem). Vamos lutar para que a Huawei venha para o Grande ABC. A região tem condições de receber empresa deste porte, maior que a Apple. Vamos buscar montadoras também. Temos de buscar inovação e futuro”, discorreu Alex, que também se reunirá com representantes da Alibaba, maior varejista da China. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;