Cena Política Titulo
Tucano guru?

Análises de conjuntura e previsões não faltam nesse período que antecede as campanhas eleitorais.

Por Do Diário do Grande ABC
27/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Análises de conjuntura e previsões não faltam nesse período que antecede as campanhas eleitorais. É difícil alguém acertar algum desfecho, porque ‘a política é dinâmica'. O que vale para hoje, não vale mais para a semana que vem. Mas uma afirmação tem repercutido na trincheira da oposição em São Bernardo. Em setembro, portanto há seis meses, o deputado federal tucano William Dib confidenciou aos mais próximos que a parceria PSDB e PPS seria formalizada até abril, com o popular-socialista Alex Manente na cabeça da chapa. Publicamente, o ex-prefeito defendia a aliança, mas nunca chegou a sentenciar a composição. Claro que não foi só uma previsão. Dib trabalhou para concretizar a "união das oposições democráticas", como gosta de dizer, contra o projeto de reeleição do prefeito Luiz Marinho (PT). E também não foi só isso. Apesar de lideranças tucanas defenderem candidatura própria do PSDB, no fim do processo houve força-tarefa para atender pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para efetivar a parceria com o PPS. O presidente do diretório municipal tucano, Admir Ferro, entrou no circuito e, mesmo sendo favorável à cabeça de chapa ficar com o tucanato, se desprendeu e articulou a adesão. Mas nada que tire o apelido de ‘guru' dado a William Dib por seus apoiadores.

Até logo

A secretária de Educação de Diadema, Lúcia Couto, negou as informações de bastidores de que discutiu com o prefeito Mário Reali (PT) antes de aceitar convite para ingressar no Ministério da Eduação, a partir do mês que vem. Para ela, os pedidos para trabalhar no governo federal "é prova de que o governo Mário Reali vai bem". Essa é a quarta vez que Lúcia é chamada pelo MEC. As três primeiras foram recusadas porque iria casar-se, depois virou chefe de Gabinete e mais recentemente assumiu o planejamento educacional de Diadema. "Agora as coisas estão bem encaminhadas. Vou trabalhar no Programa de Alfabetização na Idade Certa, que o Brasil precisa expandir. E, para quem plantou a notícia (de discussão com Reali), é um até logo, porque eu volto", avisou.

Quinteto

A pré-candidata à Prefeitura de Ribeirão Pires pelo PT, Maria Inês Soares, garantiu apoio do quinto partido: o PRTB, de Levy Fidelix. Mas a adesão foi traumática. A executiva municipal, até então presidida por Luiz Francia, foi destituída, pois não concordava com a aproximação com os petistas. A nova comandante do partido local é Katia Aparecida Brandão. Além do PRTB, o PT tem PP, PSDC, PTC e PPL como aliados.

Comemorar o quê?

O superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Diniz Lopes (PR), participou domingo de ato em comemoração do Dia Mundial da Água (celebrado anualmente em 22 de março). Quem viu o republicano no meio das cerca de 200 pessoas que andaram pelas ruas de Mauá perguntava qual era a comemoração, porque a cidade é uma das que mais sofrem com desabastecimento de água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;