Memória Titulo
Simonsen e Carvalho Sobrinho na Rua Marechal Deodoro
Por Ademir Medici
07/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Houve um momento em que o prefeito de Santo André, José Carvalho Sobrinho, mostrou-se simpático à causa de São Bernardo. Quando Getúlio Vargas veio a São Bernardo, Carvalho Sobrinho o acompanhou, posando inclusive ao lado de Wallace Simonsen, líder do movimento autonomista local. Depois...

 

Santo André levou até a charrete

Texto: Plínio Ghirardello (*)

 

(Com a elevação de São Bernardo a município autônomo) Santo André procedeu à mudança da antiga subprefeitura (que ficava na Rua Marechal Deodoro, Centro de São Bernardo, prédio histórico hoje denominado Casa de Cultura Antonino Assumpção).

Santo André levou tudo o que havia (no prédio), não deixando uma mesa, um lápis qualquer. A última coisa a ser levada foi uma charrete e o respectivo cavalo, restando apenas paredes.

O Sr. Wallace Simonsen (agora prefeito do novo município de São Bernardo “do Campo”) trouxe para a Prefeitura mesas, máquinas de escrever, lápis e canetas. Tudo isso pertencia ao Banco Noroeste, do qual era presidente.

Estávamos exultantes (mesmo antes da vitória). Mas o Sr. Wallace nos dizia, nas reuniões, que trazia uma coisa atravessada na garganta. Só evitava dizer o que era.

Continua

 

Autonomia de São Caetano.

Este jornal alicerçou a causa. E hoje é mostrado em livro e na TV

 

No programa Memória na TV desta semana, pelo DGABC TV – www.dgabc.com.br – a presença da advogada, professora e pesquisadora Cristina Ortega, que há 12 anos é funcionária da Fundação Pró-Memória de São Caetano.

Cristina comenta o livro São Caetano em Crônicas, lançado neste ano pela Pró-Memória e que reúne reportagens publicadas pelo desaparecido <CF160>Jornal de São Caetano entre 1946 e 1979.

Cristina foi a organizadora do livro, que teve como parceiras a historiadora Cristina Toledo de Carvalho e a jornalista Paula Fiorotti, com o apoio do presidente Charly Farid Cury.

A pesquisa para a elaboração do livro Cristina Ortega começou há dez anos. “Toda matéria que eu achava interessante eu ia separando”, conta na entrevista. Política, costumes, obras públicas, personagens, festas, moda são alguns dos temas abordados.

As matérias jornalísticas tiveram reproduções fiéis, com notas explicativas e uso de imagens fotográficas em alta resolução como ilustração. Os planos da autora são de dar continuidade ao trabalho, com uma possível segunda edição: material é o que não falta.

 

Interação com Facebook

‘Bem-te-vi de Sibipiruna’

Teoricamente falando, não há ninguém que goste de passarinho mais do que eu.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 7 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 7 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6929

Manchete – Pacote corta incentivos e corrige IR em janeiro de 89

São Bernardo – Prefeito Aron Galante promulga lei que aumenta dívida da Prefeitura.

Indústria – General Motors associa-se à metalúrgica Sifco, de Jundiaí e Campinas, para fundar uma nova indústria.

Automóveis – Produção do Gol chega a 100 mil no ano.

Memória – Do sofisticado Eldorado, em Diadema.

Memória Eleições – A campanha de 1936 na região.

 

Em 7 de dezembro de...

1918 – A Cúria Metropolitana dispensa de impedimento de consanguinidade, em segundo grau da linha colateral, um casal de Ribeirão Pires: Brasílio Lima e Brasilina Maria de Jesus.

Nota – A Igreja levava tão a sério a proximidade de parentesco entre casais que pretendiam se unir em matrimônio, que um processo era aberto e, o resultado, publicado na imprensa.

A gripe espanhola. Os casos se repetiam, mas em números menores, ao ponto de encerrarem atividades em postos hospitalares de emergência abertos em escolas, clubes e outros setores.

Um dos postos funcionava no Estádio Palestra Itália, hoje Arena Palmeiras, e que durante a epidemia só recebeu enfermos em estado grave.

 

Hoje

Dia Nacional do Cirurgião Plástico

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 7 de dezembro:

Em São Paulo, Birigui e Mongaguá

Em Santa Catarina, Angelina, Barra Velha, Pinhalzinho e São José do Cerrito

No Mato Grosso, Curvelândia

No Paraná, Ipiranga

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

Ambrósio (Bélgica, 339 – Itália, 397). Doutor da Igreja. Foi governador de Milão, bispo e arcebispo.

Eutiquiano

Fará

Maria Josefa

Martinho

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;