Memória Titulo
Fotografe a sua casa, leitor...
Ademir Medici
26/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Estas são apenas algumas casas dentre as diversas fotografadas. As muitas casas lindas que nos restam.”
Cf. Maria Claudia Ferreira

O caderno Cultura & Lazer abre espaço aos poetas do Grande ABC. Aos domingos publica criações suas, leitor. Inspirado nesta iniciativa e na série de fotos enviadas pela Maria Claudia Ferreira das casas antigas de Santo André, Memória propõe: leitor amigo, que tal fotografar as casas antigas de todo o Grande ABC?

Vocês precisam conhecer os processos administrativos dos anos 1930, 1940, 1950, 1960 do século passado das nossas prefeituras. O trabalhador, aqui nascido ou vindo de outras partes do Brasil e de outros países, construía sua casa: comprava o terreno, cercava, abria o poço e a fossa séptica e iniciava a construção. Era preciso apresentar uma planta. E a maioria das plantas vinha com a observação: ‘casa operária’.

Eram casas sólidas, grandes, com jardim e quintal – impossível comparar com as ‘casas operárias’ de hoje em dia. Era o sonho da casa própria, paga com o suor do rosto das famílias. O Grande ABC cresceu, tornou-se metrópole, assiste ao drama da desindustrialização, mas é possível observar, em cada uma das sete cidades, exemplares de construções que resistiram, porque foram benfeitas e erguidas com amor.

Cada construção ajuda a compreender um pouco a nossa história de origem trabalhadora. Daí o convite: fotografe a sua, ou aquela casa que fica no seu caminho e que chama a sua atenção. Escreva algumas linhas sobre ela. Tente descobrir a mesma casa em foto do passado. E envie para nós. Você estará contribuindo, e muito, para a construção da memória coletiva do Grande ABC. Como faz a Claudia, a Leslie Szabo, a Silvia Tognato Magini e toda essa equipe idealista do grupo Arquitetura Antiga de Santo André. Acompanhem pelo Facebook Santo André Ontem e Hoje. Uma beleza

Santos do dia
Deodoro;
Nestor;
Porfírio. Nasceu na Grécia, em 353, e faleceu na Palestina, em 420. Foi bispo em Gaza;
Santo Alexandre do Egito.

Hoje
Dia do Comediante

Municípios brasileiros
Hoje é o aniversário de Canudos, na Bahia.

Em 26 de fevereiro de...
1918 – Esforça-se o padre Luiz Capra, vigário da Paróquia de Santo André, para dar início às obras da nova igreja, a futura Catedral do Carmo.
O professor e inspetor José Narciso de Camargo visita as escolas públicas do Grande ABC.

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 26 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6686.
Manchete –Constituinte: aprovados 120 dias à gestante e nova licença-paternidade.
Movimento Sindical – Mais de 50 mil funcionários públicos estaduais decidem manter a greve. A PM reprime.
Memória – Juvenil dos anos dourados, juvenil da Associação Atlética Industrial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;