Setecidades Titulo São Bernardo
Moradores do Rudge Ramos cobram melhorias em praça

Prefeitura informa que limpeza é realizada semanalmente e que capina foi feita há 40 dias

Por Matheus Angioleto
01/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


“Isso aqui está abandonado.” A frase da funcionária pública aposentada Catarina Spello, 84 anos, exprime sentimento de moradores sobre a Praça Professor Octavio Torres, no Rudge Ramos, em São Bernardo. O local, que deveria servir para o lazer de crianças e idosos, tem vários problemas.

Passeio rachado, mato alto, galhos e algumas pedras quebradas na beira da praça fazem parte do cenário. Estas são as condições da área, que fica colada à casa de Catarina, que mora há 60 anos no mesmo endereço.

Uma cena chamou a atenção de moradores e da equipe do Diário, ontem. Uma caixa de papelão deixada no local abrigava quatro gatos mortos. O que deveria ser utilizado por pessoas para exercícios físicos e diversas outras atividades abriga também usuários de drogas, que aproveitam a escuridão no período noturno, segundo apontam moradores. 

A má conservação das árvores também chama a atenção. “Não são podadas faz tempo, e os galhos caem no telhado de casa. Quando venta forte faz muito barulho, o que nos deixa com o coração na mão, porque a qualquer hora podem cair (galhos) na casa da gente”, relata. 

A berçarista aposentada Idê Regina Kitagaki, 80, lembra que há três anos um veículo invadiu a praça e derrubou um dos postes de luz, situação que ainda permanece. No entanto, o abandono como um todo chama a atenção. “Se as crianças pisam nos buracos, podem se machucar. Esses dias aqui tinha duas galinhas com pescoço quebrado e hoje (ontem) tem essa caixa com gatos mortos cercada de mosquitos. As crianças não vêm mais aqui.” 

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, a praça passou por capina há menos de 40 dias e folhas e galhos têm sido recolhidos semanalmente. Informou ainda que o espaço encontra-se no cronograma de manutenção básica, e que os animais mortos serão recolhidos.

Em nota, a Polícia Militar informou que realiza patrulhas diárias no bairro, e esclarece que atuam onde há mais casos registrados, reforçando que o apoio da comunidade se torna essencial para que possam atuar em pontos específicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;