Memória Titulo
É tempo de bicicleta

As bicicletas estão na ordem do dia nesses tempos de automóveis que incham as vias...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


As bicicletas estão na ordem do dia nesses tempos de automóveis que incham as vias das grandes cidades, incluindo-se, claro, o Grande ABC. Mauá está presente neste momento por manter o maior estacionamento de bicicletas da Região Metropolitana, conhecido como bicicletário. Cada município tem o seu estacionamento de bicicletas. As oficinas especializadas espalham-se pelas sete cidades.

De Santos chegam as fotos e texto do nosso mais idoso colaborador, João Gava, que nasceu no bairro dos Meninos, criou-se na Vila Conceição, fez história na Vila, passou pelo Corredor Polonês e hoje vive no Litoral. Sempre trabalhando e pedalando.

Pedalar e Recordar - Texto: João Gava
Com os meus 98 anos e meio, graças a Deus, tenho muito a recordar. Por exemplo: tenho uma bicicleta que comprei nos meus 20 anos de idade. Ela foi importada da Itália, tem aros de madeira, é bem conservada e forte. Com as várias ciclovias existentes nas avenidas principais de Santos, aproveito para pedalar e... recordar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 14 de março de1982
Manchete - Clima de otimismo marca o lançamento da campanha do PDS.
Santo André - Abandonada a Escola Estadual do Parque João Ramalho.
Indústria - Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas Industriais) quer acordo menor com metalúrgicos.

MOVIMENTO SINDICAL
Motoristas e empresas firmam acordo: ônibus com cobrador dentro de um mês; operários abrem processo contra a Coferraz; aposentados em campanha contra o pacote da Previdência.

EM 14 DE MARÇO DE...
1952 - Fundado, em São Caetano, o Grupo Escoteiro João Ramalho. À frente, José Gonçalves de Oliveira, funcionário da General Motors. 

MUNICÍPIO PAULISTA 
Batatais. Criado pela lei provincial de 14-3-1839, quando se separa de Franca.

HOJE
Dia das Sociedades Amigos de Bairro do Estado de São Paulo, Dia Nacional da Poesia, Dia do Vendedor de Livros e Dia Mundial da Luta contra as Barragens e em Defesa dos Rios, a Água e a Vida.

DIADEMA, ALERTA 7
Avenida Ulysses Guimarães, 3.947. Aqui fica a casa que se pretende preservar como patrimônio histórico de Diadema. Vereadora Irene diz que, apesar do projeto imobiliário ter sido aprovado, persiste a luta pela preservação da casa. Diz a vereadora:
1 - É importante prosseguir nessa batalha, inclusive porque a Prefeitura precisa responder a inúmeros outros questionamentos relativos a esse empreendimento que não são elucidados a contento no Relatório de Impacto de Vizinhança apresentado pela construtora, que pretende edificar 1.600 apartamentos no local, o equivalente a uma pequena cidade.
2 - É relevante citar que o Plano Diretor de Diadema, no seu artigo 109, dispõe que cabe à Prefeitura impor medidas de mitigação nos casos de empreendimentos de grande impacto urbanístico, incluindo proteção ao patrimônio histórico.
3 - Me parece que é mais que justo e correto, sob todos os pontos de vista, condicionar a aprovação do empreendimento em questão à preservação e restauro da casa Risch às expensas do empreendedor.
4 - Além dessa questão, há várias outras que devem ser ainda elucidadas pela análise do Relatório de Impacto de Vizinhança, que deve ser objeto de audiência pública e análise e aprovação do Condema e outros órgãos da sociedade civil.
5 - Além desse há outros imóveis de interesse histórico e ambiental que estão ameaçados em Diadema, como o Sítio Miguel Reale e a Chácara Alberto Jafet.

NOTA DA MEMÓRIA
Casa Risch, diz a vereadora Irene. Essa família, construtora da casa histórica, que vive há quase 70 anos em Diadema, merece o mínimo de respeito. E não está sendo respeitada.

SANTOS DO DIA
Matilde, Eutíquio e Afrodísio.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Século 19. Madeira policromada (cedro e pinho) e prata (resplendor). Procedência: São José dos Campos (SP). Notam-se anjos ladeando Nossa Senhora.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SÃO BERNARDO
Irene Gomes Anili, 74. Natural de Catanduva (SP). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Manoel Mariano da Silva, 70. Natural de Getulina (SP). Dia 12. Jardim da Colina.
Benedicto dos Santos Correia, 67. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Edis Barbosa de Souza Silva, 67. Natural de Caraíba (BA). Dia 9. Cemitério dos Casa. 
Josefa Campos Ferreira Pinto, 66. Natural de Acopiara (CE). Dia 9. Cemitério dos Casa.
Antonia Pereira Godoy, 66. Natural de São Paulo (SP). Dia 10. Cemitério da Quarta Parada, Capital.
José Florêncio da Costa Neto, 59. Natural de Bom Conselho (PE). Dia 11. Cemitério dos Casa.
Maria Therezinha Campos Vilas Boas Oliveira, 59. Natural de Botucatu (SP). Dia 12. Cemitério São Pedro, Vila Alpina, Capital.
Maria Damiana de Almeida Reis, 54. Natural de Santo Antonio de Jesus (BA). Dia 10. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade Cerâmica)
Gabina Correa, 90. Natural de São Paulo (SP). Dia 9.
Clarice Bertacchi Ibanez, 85. Natural de Batatais (SP). Dia 7.
Oswaldo Mendes, 84. Natural de Tambaú (SP). Dia 9.
Miguel Molina, 82. Natural de São Simão (SP). Dia 7. 
Valter Ezequiel de Souza, 72. Natural de São Paulo (SP). Dia 7.
Therezinha Aparecida Corvello, 64. Natural de São Carlos (SP). Dia 8.
Jair Bomquipani Júnior, 50. Natural de São Paulo (SP). Dia 9.
Luiz Gonçalves Pinheiro, 47. Natural de Picos (PI). Dia 8.

RIBEIRÃO PIRES
Francisco Ivo de Carvalho, 90. Natural de Jaicos (PI). Dia 12, em São Bernardo. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;