Esportes Titulo
Márcio admite que leva aos treinos arte de Telê e Cilinho
Marco Borba
do Diário do Grande ABC
10/10/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


Em atividade como técnico de equipe profissional desde 1997, ocasião em que passou a comandar o Palmeiras por causa dos problemas de saúde de Telê Santana, Márcio Araújo coloca em prática em seu trabalho de campo nos treinos do São Caetano parte da metodologia do velho "mestre". Confessa, no entanto, que a influência maior vem de outro catedrático, Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho, que dirigiu o São Paulo nos anos 1980, time que ficou conhecido como Menudos do Morumbi.A equipe contava, entre outros, com Müller e Silas.

"Em campo tento aplicar um pouco do que aprendi com os dois (Telê e Cilinho). O Telê era muito exigente, sabia quem estava melhor e tinha coragem de tirar do time quem não estava bem. O Cilinho também era durão e taticamente era um gênio", elogia Araújo.

O treinador conta que aprendeu mais com Cilinho porque passou maior tempo com ele no período em que jogou no São Paulo. "Observava as atentamente a maneira que ele montava o time e procuro associar o que aprendi com ele e o Telê e outros treinadores", aponta.

A exemplo do que faziam Cilinho e Telê Santana, Márcio Araújo orienta os jogadores de dentro do campo, seja simulando situações de jogo ou posicionando defesa, meio-campo e ataque. Diversas vezes para o treino e faz as observações e posicionamento tático. No fim também separa alguns jogadores para ações específicas, como cobranças de falta, penalidades e finalizações.

A metodologia parece estar surtindo efeito, pois desde que assumiu, na 24ª rodada, o Azulão não perdeu mais e, aos poucos, tem reagido na Série B do Campeonato Brasileiro.

Márcio Araújo iniciou a carreira de treinador no Palmeiras em 1992, como técnico do time de aspirantes. Em 1997 assumiu o time principal no lugar de Telê Santana, que estava doente, e no segundo semestre passou o comando a Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Com Cilinho, foi comandado enquanto jogador por dois anos - 1984 e 1985.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;