Diarinho Titulo
Todas as pessoas soltam pum
Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
23/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Todo mundo solta pum, inclusive princesas e pessoas famosas. É algo natural, produzido no nosso organismo. Durante a mastigação, engolimos um pouco de ar. Além disso, enquanto o alimento é digerido, também formam-se gases no nosso sistema digestivo, resultado da atividade das bactérias. Parte deles é absorvida pelo corpo; a outra é eliminada por meio do peido.

O homem produz entre meio litro e 1 litro e meio de gases por dia, que são liberados cerca de 14 vezes. A quantidade pode aumentar dependendo, por exemplo, da comida que ingerimos. A velocidade com que sai e a contração de uma espécie de válvula no ânus vão determinar se o traque será barulhento ou não.

Soltar pum em excesso pode ser um dos sintomas de algumas doenças, como a intolerância à lactose (quando o corpo não consegue digerir o açúcar natural do leite). Mas somente o médico é capaz de determinar isso.

Já o arroto (ou eructação) é a eliminação do ar que fica no estômago. Nesse caso, o órgão tem limite para receber alimentos e líquidos. Quando está muito cheio, os gases presentes no seu interior saem pela boca, podendo produzir barulho. O cheiro desagradável também depende do tipo de alimento que comemos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;