Política Titulo Santo André
Luizinho pode desistir de concorrer ao PT

Isolamento do projeto e rejeição de militantes devem pesar na decisão do ex-deputado em Sto.André

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
04/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Após sofrer processo de isolamento por parte de lideranças do PT, o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, pode desistir da candidatura ao comando do diretório municipal de Santo André.

Nos bastidores da sigla, comenta-se que a decisão dos vereadores da legenda de apoiarem outras duas chapas, a do sindicalista Zé Paulo Nogueira e a do militante Fabrício França, e a rejeição de parte dos filiados ao nome do político podem pesar na decisão.

Amanhã será realizada uma plenária da chapa Renovando Compromissos, da qual Luizinho é o cabeça e tem apoio do ex-prefeito Carlos Grana, do vereador Willians Bezerra e do ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos Carlos Sanches, o Carlão.

Caso seja oficializada a desistência de Luizinho, o destino da chapa é incerto. Mas a possibilidade maior é de adesão à candidatura de Fabrício França.

“Gostaria de obter o apoio do grupo ligado ao Luizinho. Estamos em um processo de construção e precisamos evitar o clima de caça às bruxas, que sempre prejudicou o partido em Santo André”, afirmou Fabrício, referindo-se ao racha que a legenda sofreu no ano de 2007, quando houve escolha do ex-deputado federal Vanderlei Siraque, em detrimento da ex-vice-prefeita Ivete Garcia, para ser o candidato do PT à sucessão do então prefeito João Avamileno – Siraque perdeu para Aidan Ravin (então no PTB), no segundo turno. Na visão de Fabrício, pela chapa Atitude PT, a disposição de seu grupo é a de trazer unidade ao partido.

Outra informação que circula nos bastidores é que o possível apoio a Fabrício França passaria pela formação de uma chapa que teria o vereador Eduardo Leite como candidato a deputado federal em dobrada com Luiz Turco, atual presidente da agremiação e deputado estadual.

Professor Luizinho foi procurado pelo Diário, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

ELEIÇÕES
As inscrições das chapas que disputarão o PED (Proceso de Eleições Diretas) terminam na segunda-feira. As eleições ocorrem no dia 9 de abril. Ontem foi realizada também uma plenária que oficializou a candidatura de Zé Paulo Nogueira. Ele conta com apoio dos vereadores Alemão Duarte e Bete Siraque, além do ex-vereador Tiago Nogueira.

Até o momento, além das candidaturas de Luizinho, Zé Paulo e Fabrício França, também devem concorrer Aylton Afonso, que terá o suporte da ex-vereadora Silvana Silva, e o ex-vereador Ivo Martim.

Outra chapa colocada, com aproximadamente 25 integrantes, é a de Avamileno, mas, neste caso, a disputa seria pela composição da executiva municipal, o que daria possibilidade de voto no PED estadual e nacional. Neste grupo encontram-se Fred Avamileno e o ex-vereador Claudio Malatesta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;