Esportes Titulo
S.Bernardo e Ulbra firmam parceria
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
13/04/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


São Bernardo firmou quinta-feira parceria com a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), de Canoas (RS), e promete formar um time de basquete masculino competitivo. O primeiro objetivo é ficar entre os quatro melhores do Torneio Novo Milênio, classificatório para o Campeonato Paulista. A competição começa na próxima quarta-feira e a equipe enfrentará Americana no ginásio do Baetão. Além do time de São Bernardo, o Santo André/ Pinheiros será o outro representante do Grande ABC.

O time será comandado pelo experiente Cláudio Mortari, um dos treinadores mais respeitados do país. Ele comandou o Esporte Clube Sírio na conquista do título Mundial Interclubes, em 1979, ao lado de Oscar Schmidt e Marcel de Souza. Além disso, esteve na seleção brasileira na Olimpíada de Moscou (1980).

Esta será a segunda vez que Mortari dirige uma equipe no Grande ABC. No final da década de 1980, ele treinou a extinta Pirelli/ Santo André. “São Bernardo tem tradição no investimento no esporte e se transformou em um parceiro ideal para a Ulbra”, disse o comandante.

A equipe já iniciou os treinamentos no ginásio do Baetão, que será a casa da Ulbra no Torneio Novo Milênio e no Campeonato Paulista. Caso obtenha classificação para o Campeonato Nacional 2007/2008, o grupo se dividirá entre São Bernardo e Canoas, a casa da Ulbra. Mortari está animado com a nova empreitada, mas reconhece que a formação do time ainda não é a ideal: “Ainda poderemos ter novidades para esta temporada”, disse o treinador.

Além do Torneio Novo Milênio, Estadual e Nacional, a Ulbra disputará os Jogos Regionais e Abertos. Mortari deixou claro que a equipe participará apenas de torneios oficiais – leia-se organizados pela Federação Paulista ou pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) – e esquivou-se de comentar sobre os eventos organizados pela NLB (Nossa Liga de Basquete).

Mas não foi apenas a vantajosa parceria que trouxe a Ulbra ao Grande ABC. No início deste ano, a equipe se retirou do Campeonato Nacional em protesto contra a Federação Gaúcha após a conturbada final do Estadual. Mesmo assim, o supervisor Antonio Marques, o Toninho, garantiu que a Universidade terá um time no Campeonato Gaúcho. “Não sabemos ainda se manteremos este grupo ou se formaremos outro para disputar a competição no Sul”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;