Cultura & Lazer Titulo Teatro
Um Violinista no Telhado
faz temporada paulistana

Veterano dos palcos e da televisão, José Mayer protagoniza a
versão brasileira do musical que estreou na Broadway em 64

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
10/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de uma temporada bem-sucedida no Rio, que atraiu 85 mil pessoas, o espetáculo "Um Violinista no Telhado" chega a São Paulo. Veterano dos palcos e da televisão, José Mayer mantém a barba farta e os cabelos já grisalhos para protagonizar a versão brasileira do musical que estreou na Broadway em 1964, ficou em cartaz durante sete anos e faturou vários prêmios Tony, o Oscar do teatro.

Com direção assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho, que já trabalharam juntos em superproduções como "Hair" (2010), a montagem é baseada nos tradicionais contos judaicos de Sholom Aleichem. Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator, Mayer interpreta Tevye, o leiteiro de um vilarejo judeu.

Na trama, ambientada na Rússia czarista, o personagem tenta honrar as tradições religiosas enquanto as filhas se rebelam contra os casamentos arranjados. Outro drama é sobreviver nessa época em que ataques russos expulsaram milhões de judeus da região.

O leiteiro ainda precisa conviver com a amargura da mulher Golda, interpretada pela veterana Soraya Ravenle, que estreia em uma adaptação de musical estrangeiro embora tenha 25 anos de dedicação quase exclusiva ao gênero. Até então a atriz niteroiense só havia emprestado a voz a temas de brasileiros como Dolores Duran, Lupicínio Rodrigues e Chico Buarque.

Mayer e Soraya foram os únicos convidados a compor o elenco. Os outros 41 atores participaram de audições, a exemplo da família dos protagonistas. Para a temporada paulistana, a principal novidade é que Mayer contracenará com a filha Julia Fajardo, fruto de seu casamento com a atriz Vera Fajardo. Ela interpretará Chava, jovem que é deserdada por Tevye. Na turnê carioca, quem assumiu o papel foi a filha de Soraya, também de nome Julia.

Aos 63 anos, Mayer nunca havia atuado em um musical, mas já mostrava interesse há pelo menos quatro anos, quando começou a frequentar aulas de canto para atuar na peça "Um Boêmio no Céu" (2007), na qual entoava algumas músicas de Catulo da Paixão Cearense.

Um Violinista no Telhado Musical. Estreia na sexta (16). No Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo. Tel.: 5693-4000. Temporada: quintas e sábados, às 21h; sextas, às 21h30; e domingos, às 17h. Ingr.: R$ 40 a R$ 200. Até 15 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;