Eleições 2016 Titulo Alvo da Lava Jato
PT tenta medir imagem de Lula em Sto.André
Por Fabio Martins
Do Diário Grande ABC
29/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O diretório do PT de Santo André encomendou pesquisa e tenta medir, em levantamento feito nesta reta final de campanha, possível influência negativa das denúncias formalizadas pela Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a empreitada petista na cidade, encabeçada pelo prefeito Carlos Grana, que busca renovar o mandato.

A sondagem, contratada pelo partido no valor de R$ 6.000 e registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), interroga em relação ao conhecimento público às acusações imputadas ao líder máximo da legenda – nascida politicamente na região –, tornando-o réu no processo.

Demonstrando preocupação com a conjuntura nacional, a pesquisa inclui duas indagações específicas referentes a Lula. Lembra que o petista é acusado de ter sido beneficiado por construtoras envolvidas na Lava Jato no caso da reforma de um apartamento no Guarujá e de um sítio em Atibaia. Cita, na sequência, que, em sua defesa, o ex-presidente apresentou documentos dizendo que não é proprietário dos referidos imóveis. “Qual sua opinião a respeito?”, descreve o estudo. Como resposta, as alternativas são se Lula foi ou não favorecido por essas empreiteiras e se o eleitor tomou conhecimento do caso. Na pergunta seguinte, o formulário questiona se, na opinião do munícipe, Lula está ou não envolvido na Lava Jato.

Presidente da executiva andreense do PT, o deputado estadual Luiz Turco sustentou ser evidente a preocupação com o caso. Segundo o dirigente, o Poder Judiciário, Ministério Público e setores da grande mídia estão fazendo investimento, especialmente, agora na reta final de campanha para “desestabilizar as candidaturas do PT”. “Não tenho a menor dúvida disso. Não duvido nada que na véspera da eleição eles tentem prender (o Lula). O jogo está muito pesado, desigual”. Sobre o quanto a situação afeta a empreitada local, o deputado ponderou que “em todo lugar influencia um pouco”. “Aqui em Santo André a impressão que tenho é que a população mais politizada.”

Grana reconheceu que o episódio influencia o eleitorado, mas defendeu o padrinho político. Para o prefeito, Lula “é réu por parte de elite brasileira desde que era dirigente sindical”. “Virando réu é mais um processo sobre ele. Claro que tem impacto (as denúncias). Acho que ele está sendo muito injustiçado. Por tudo o que ele fez (na Presidência, 2003-2010) não merecia esse tratamento.”


Líder petista ajuda por vídeo; Della Bella é o único a divulgar

Diferentemente de eleições passadas, quando figurava constantemente em atividades de rua de candidatos a prefeito do PT na região, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) limitará apoio aos correligionários no primeiro turno por depoimento em vídeo. Até o momento, o único a propagar a imagem de Lula foi o prefeiturável da sigla em São Caetano, Márcio Della Bella.

Há expectativa de que o ex-presidente faça apoio presencial no segundo turno para os postulantes petistas.

No depoimento de aproximadamente 40 segundos, Lula faz discurso retratando atual cenário no País, citando crise econômica e pedindo confiança aos prefeituráveis petistas.

Mesmo em crise política, o PT foi o único dos partidos a lançar representantes ao Executivo nas sete cidades do Grande ABC, seu berço de fundação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;