Automóveis Titulo Lançamento
Para agitar o mercado

Para continuar a estratégia de agitar mercado brasileiro
de carros compactos, Versa briga com Siena e Voyage

Por Vagner Aquino
Enviado a Campos do Jordão
26/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Para dar continuidade à estratégia de agitar o mercado brasileiro de carros compactos, desta vez a Nissan preferiu apostar no segmento dos sedãs pequenos e trazer o Versa para o Brasil.

No mercado externo, o modelo chegou há cerca de seis meses. Aqui, a marca quer bater de frente com VW Voyage, Fiat Siena, Ford Fiesta Sedan, Renault Logan, entre outros exemplares que custam, em média, R$ 35 mil em suas versões de entrada com motor 1.6.

O modelo tem a mesma plataforma do compacto March, mas segue linha própria de design, ou seja, não acrescenta apenas o terceiro volume à carroceria do hatch.

Por R$ 35.490, a versão de entrada (S) do carro vem de série com computador de bordo, travas elétricas, air bag duplo e direção elétrica - o único do segmento. Pela versão S + AC (que acrescenta o ar-condicionado), o consumidor precisará desembolsar R$ 37.990.

Na versão SV, o sedã acrescenta à lista de série equipamentos como vidros e travas elétricos, CD player com MP3, USB e iPod, além de sistema de fixação para cadeiras de criança Isofix. Não sai por menos de R$ 39.990.

Já o modelo topo de linha (SL) sai da revenda por R$ 42.990. Os destaques vão para os freios ABS com EBD e assistência a frenagem (BA), rodas de liga leve aro 15 e faróis de neblina.

Embaixo do capô o modelo leva o bloco 1.6 16V Flex Fuel, que desenvolve 111 cv tanto com gasolina quanto com etanol no tanque. O torque fica em 15,1 mkgf a 4.000 rotações.

 

NA PRÁTICA

O modelo mostrou bom comportamento pelas ruas de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Lá, as curvas fechadas e as pistas estreitas não permitiram explorar a potência do veículo. Em contrapartida, o trajeto foi fundamental para perceber a falta de força do modelo (de 1.069 quilos na versão avaliada, SL) ao enfrentar as subidas. Nessa hora, era difícil se manter em terceira marcha.

Mas aqui a proposta não é de um carro potente, mas que carregue a família com conforto e espaço. E neste ponto o Versa acertou a mão. Os cinco ocupantes ficam bem acomodados nos 2,60 metros de entre-eixos.

Apesar de abusar do plástico no painel, o modelo é bem acabado e não tem rebarbas no habitáculo (como em alguns carros da concorrência). O volante tem regulagem de altura. Para melhorar a ergonomia, merecia ter, também, a regulagem de profundidade.

O câmbio manual de cinco marchas tem engates bem escalonados, porém o destaque é a direção elétrica, tradição nos modelos Nissan.

 

Meta é vender cerca de 2.000 unidades mensais no Brasil

De acordo com o diretor de marketing da Nissan do Brasil, Murilo Moreno, a meta é vender 2.000 unidades do Versa por mês no mercado brasileiro. "Em conjunto com o March, que já registrou 607 emplacamentos até agora, queremos dobrar as vendas da Nissan e chegar a 5% de participação no mercado já em 2014", afirma.

De acordo com ele, "a vida do Versa será mais fácil que a do March por aqui, pois no segmento de sedãs pequenos a concorrência é mais fraca", analisa.

Sobre o Tiida Sedan, a marca garante um reposicionamento de mercado, focando o modelo para frotistas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;