Internacional Titulo
Chuvas: estado de emergência mobiliza exército na China
Por Das Agências
21/08/2002 | 08:49
Compartilhar notícia


O estado de emergência foi declarado e o exército foi mobilizado na região central da China, onde milhões de pessoas estão ameaçadas pela enchente de um lago, cujo nível se aproxima ao das grandes inundações de 1998, segundo informaram fontes locais.

O lago Dongting, de uma superfície de 28 mil km2, havia superado em mais de dois metros o nível de alerta em Chenglingji, o local onde desemboca no Yangtsé.

O exército também foi mobilizado. "Todas as unidades do exército devem fazer da luta contra as inundações sua tarefa prioritária", segundo o texto oficial do comando militar da província de Hunan, divulgado em vários portais da internet chinesa. O texto precisa que os reservistaas também estão mobilizados.

De acordo com um responsável pela luta contra as inundações da cidade de Yueyang, próxima do lago Dongting, o nível da água deve continuar aumentando "cotidianamente 50 cm nos três próximos dias".

Nesta quarta-feira de manhã, alcançava quase 34 metros em Chenglingji. Em 1998, a enchente chegou a 35 metros, provocando a morte de 4,1 mil pessoas em torno do lago Dongting e ao longo do Yangtsé. Essas inundações deixaram também 14 milhões de desabrigados.

No momento, 10 milhões de pessoas e 667 mil hectares de cultivos estão ameaçados pelo transbordamento do lago.

Rio abaixo, a enchente do lago Dongting ameaça também a província de Hubei (Centro) e Wuhan, a grande metrópole da China Central. Rio acima, provocou a enchente do rio Xiang, que cruza de sul a norte a jprovíncia de Hunan e sua capital, Changsa.

"A conjunção de uma chegada de ar quente e de uma tormenta tropical criará uma enchente que atravessará a cidade de Changsa sexta-feira ou sábado e ameaçará diretamente a vida dos habitantes e seus bens", advertiu o Hunan Ribao (Diário de Hunan), citado esta quarta-feira pela agência Nova China.

Este ano as inundações já causaram 108 mortos em Hunan e afetaram 38 milhões de seus 65 milhões de habitantes, mas uma fonte governamental considerou que a província está atualmente melhor preparada para enfrentar as intempéries do que há quatro anos atrás.

Por outra parte, a tormenta tropical Vongfong, que também provoca chuvas em Hunan, causou oito mortos na região autônoma de Guanxi, no Sudoeste.

O Yangtsé foi aberto novamente à navegação após cinco dias de fechamento devido a um caudal muito grande nas imediações da represa em construção dos Três Barrancos, segundo uma autoridade da cidade vizinha de Yichang (Centro).

No total, as inundações destes meses causaram cerca de 900 mortos na China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;