Setecidades Titulo
Santo André terá 54
câmeras em parques
Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
20/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os três maiores parques de Santo André - Celso Daniel, Central e Antonio Pezzolo, mais conhecido como Chácara Pignatari - ganharão 54 câmeras de segurança em breve. O edital de licitação para a compra dos equipamentos está em fase de elaboração. O sistema de vigilância entra em operação em 2012, último ano do mandato do prefeito Aidan Ravin (PTB).

O Parque Celso Daniel receberá 22 câmeras, uma a menos do que tinha anteriormente. Em 1999, 23 olhos eletrônicos foram instalados no espaço para ajudar a garantir a segurança dos frequentadores, mas há cerca de três anos estão enferrujados entre as árvores da área verde de cerca de 70 mil metros quadrados.

Até o fim do ano passado o parque era o único a abrir 24 horas. Com o vencimento do contrato com a empresa de segurança em 2008, o local deixou de contar com monitoramento por vídeo e passou a funcionar das 5h às 22h, justamente por questões de segurança. A inoperância causou, inclusive, reclamação de usuários quanto à ocorrência de roubos, furtos e até sexo em público.

Já o Parque Central será monitorado por 21 equipamentos e para a Chácara Pignatari estão previstas 11 unidades. Os dois locais, segundo frequentadores, também são alvo de vandalismo e delinquência.

O investimento total para compra dos equipamentos não foi informado pela Prefeitura. Segundo o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima, ainda não há um prazo para o início da instalação das câmeras.

"Os recursos para o projeto virão das secretarias de Segurança, Educação, Saúde, Administração e Serviços Urbanos. Futuramente, queremos implantar câmeras de segurança em todos os próprios públicos municipais", adianta o secretário. Em meados de setembro, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal entregou projeto de ampliação do sistema de vídeomonitoramento ao prefeito.

O documento apresentado conta com 103 câmeras e a ampliação da central de monitoramento. O valor total do projeto é de R$ 5.539.154,71. O estudo deve ser encaminhado pela administração a uma das esferas de governo a fim de pleitear verba para sua implementação. Atualmente, a cidade conta com apenas 19 olhos eletrônicos em funcionamento. 

AMPLIAÇÃO DA GCM
Com reforço de 140 homens, o efetivo da Guarda Civil Municipal elevará o quadro atual para 692 integrantes, aumento de 25%. A solenidade de formatura dos novos componentes foi realizada ontem.

Apesar do reforço, o número ainda está longe do ideal. De acordo com o comandante da GCM, José Roberto Ferreira, para garantir a segurança dos locais públicos da cidade seriam necessários cerca de 1.600 homens, mais que o dobro do efetivo atual. "Outros 110 homens, que prestaram o último concurso, devem ser efetivados até dezembro", diz Ferreira. Os 140 novos GCMs prestarão serviço em parques e devem reforçar a segurança dos centros comerciais no período de festas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;