Setecidades Titulo
Garoto de 12 anos liderava assaltos em posto
Evandro de Marco
Luciano Cavenagui
Do Diário
31/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Um garoto de apenas 12 anos liderava um trio de jovens acusados de roubar 127 vezes, desde janeiro, o mesmo posto de gasolina na Avenida Alda, no Parque Real, em Diadema. Com um revólver de viodeogame nas mãos, o menino passava do mundo virtual ao real ao aterrorizar os funcionários do posto. Segundo confessou ao Diário, entrou na vida criminosa aos 9 anos.

O trio foi detido anteontem à noite em flagrante por policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) da delegacia seccional de Diadema. Os outros dois integrantes do grupo são um adolescente de 15 anos e Márcio Edgar da Matta, 18, que completou a maioridade em abril.

Eles se preparavam para assaltar mais uma vez o Auto Posto Dunga - Via Brasil, quando foram surpreendidos pela polícia. Segundo o posto, foram 127 casos desde o início do ano, 31 deles registrados em delegacias. Em um dia, foram feitos cinco assaltos.

Apesar dos vários roubos que já tinham ocorrido, representantes do posto fizeram uma reunião com integrantes do SIG somente na semana passada.

Às 19h de anteontem, 11 investigadores montaram uma campana no estabelecimento, horário em que, costumeiramente, o grupo agia.
Foram cerca de três horas de espera até que os três chegaram como de costume: dois adolescentes em bicicletas e um a pé. O trio anunciou o roubo e foi preso em seguida.

"Os policiais agiram rápido e eles não tiveram tempo de roubar", afirmou o delegado seccional de Diadema, Ivaney Cayres de Souza.

A pistola de videogame foi encontrada no ano passado pelo garoto de 12 anos em um matagal e pintada com tinta de spray preta para parecer verdadeira.

O trio confessou à polícia participação em pelo menos 30 assaltos ao posto de combustíveis. Segundo eles, mais dois adolescentes participavam dos roubos esporadicamente, um deles conhecido apenas como Neguinho. Câmeras de segurança do estabelecimento registraram a maioria dos crimes.

Para o delegado seccional, o número de assaltos cometidos pelos três deve ser maior. "A turma é grande. Mas, na maior parte das vezes, eles três participaram. O menino de 12 anos era o mais violento. Os frentistas chegaram a apanhar", disse. Alguns funcionários do posto foram demitidos por conta dos assaltos.

Os garotos de 12 e 15 anos passaram a noite na carceragem especial para adolescentes no 3º DP e iriam ser encaminhados para a Fundação Casa, ex-Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor). Matta foi conduzido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;