Nacional Titulo
Maioria dos brasileiros defende pena de morte, diz pesquisa
Do Diário OnLine
10/03/2002 | 15:59
Compartilhar notícia


A maior parte da população brasileira defende a pena de morte, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha em fevereiro em todos os Estados do país. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros são a favor da aplicação da pena de morte como punição aos crimes mais graves, enquanto 45% não concordam com a idéia. 4% dos entrevistados não opinaram a respeito.

Em junho de 2000 a pesquisa mostrou que 48% da população apoiava a pena de morte. Houve, portanto, um aumento significativo no índice, acompanhado pelo crescimento do medo da violência.

De acordo com o levantamento de fevereiro, 21% dos entrevistados apontam a violência como principal problema do país. Em dezembro do ano passado, apenas 10% dos brasileiros colocavam a violência como uma de suas maiores preocupações.

Para combater o 'novo mal' do país, além da pena de morte os brasileiros apostam na prisão perpétua. Dos entrevistados, 72% são favoráveis à aplicação desse tipo de pena no país. 23% são contra a 6% responderam que não tinham opinião formada a respeito.

Ainda de acordo com os dados do levantamento, a falta de confiança na polícia também é freqüente. Dos brasileiros consultados, 59% afirmaram ter mais receio do que confiança nos policiais.

Para combater a violência, 57% dizem que a melhor saída é investir em educação e na geração de empregos, enquanto 38% acreditam no investimento em policiais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;