Setecidades Titulo Abandono
Avenida Lauro Gomes continua alvo de descarte irregular

Pilhas de lixo e entulho atrapalham a vida dos moradores; Diário denunciou problema dia 1º

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O cenário de abandono, caracterizado por montanhas de lixo e entulho, continua atual na Avenida Lauro Gomes, bairro Sacadura Cabral, na divisa entre Santo André e São Bernardo. O Diário já havia denunciado a situação de descaso por parte do poder público em reportagem publicada no dia 1º, no entanto, nada mudou desde então.

Pilhas de madeiras, restos de material de construção e até mesmo itens como pneus, colchões velhos, ou andadores de bebê, casinhas de cachorro, além de muito lixo, ocupam a via e atrapalham a vida dos moradores do entorno.

O abandono da área atraiu moradores de rua, que instalaram barracos de madeira e realizam constantes queimas de objetos e materiais. A segurança na região é precária e há assaltos constantes, além da presença de usuários de drogas. O problema acontece há quatro anos, conforme os vizinhos.

Questionada sobre o problema, a Prefeitura de Santo André informou, por meio de nota, que a Avenida Lauro Gomes se tornou ponto de descarte irregular monitorado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Conforme a administração do prefeito Carlos Grana (PT), a limpeza no local é feita pelo menos duas vezes por mês. As equipes da autarquia já trabalharam na via nos dias 10 e 11, quando foram removidas cerca de 40 toneladas de resíduos. O descarte irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa.

Em relação aos moradores de rua, o município destacou que o serviço de abordagem do Centro POP Casa Amarela realiza visitas frequentes neste local, oferecendo atendimento na Casa Amarela, onde há espaços para higiene pessoal, atividades socioeducativas, encaminhamento para o serviço de alimentação e para vagas de acolhimento em serviço de albergue, além de auxílio psicossocial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;