Nacional Titulo
Estudante atacado por tubarao nao corre risco de vida
Do Diário do Grande ABC
02/05/1999 | 17:09
Compartilhar notícia


O estudante Charles Heitor Barbosa Pires, 21 anos, que foi atacado por um tubarao sábado à tarde na praia de Boa Viagem, nao corre risco de vida. Ele teve as duas maos arrancadas e uma fratura exposta na perna direita na altura da tíbia (osso da canela), quando surfava numa prancha de body boarding, em frente ao edifício Acaiaca, reduto tradicional de surfistas. Ele estava a cerca de 100 metros da praia, 20 metros após a arrebentaçao das ondas.

Segundo o especialista em tubaroes, engenheiro de Pesca Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que conversou com o estudante, neste domingo pela manha, e observou os ferimentos causados pela mordida, provavelmente o ataque foi feito por um tubarao da espécie cabeça-chata ou tigre. Pelas características da ferida na perna, o especialista afirma que o peixe media aproximadamente 2,5 metros.

As ocorrências de ataques de tubaroes no litoral pernambucano, entre as praias do Paiva e do Pina, o equivalente a 25 quilômetros de costa, sao mais frequentes entre os meses de julho a setembro. Isso, segundo Fábio Hazin, por que neste período os ventos sao mais fortes, provocando um aumento na corrente marinha, no sentido sul- norte, o que facilita o deslocamento do animal. "Eles migraram para o local do ataque provavelmente porque as águas estavam turvas por conta das chuvas recentes que caíram e também por ser um período de maré cheia, com ondas altas", explicou o especialista.

O estudante, que nao quis dar entrevistas por estar bastante chocado, disse ao engenheiro de pesca que o tubarao o atacou primeiro na perna. "Ele falou que quando sentiu a mordida e reconheceu ser um tubarao se desesperou e fez movimentos com as duas maos dando murros no peixe, que imediatamente arrancou as duas maos", afirmou Fábio Hazin. Desespero - Segundo contou o salva-vidas Antônio Nascimento dos Santos, 31 anos, que viu o ataque, dois tubaroes teriam atacado o rapaz. Antônio e outros dois salva-vidas retiraram o rapaz do mar e o levaram para o Hospital da Restauraçao. Segundo o salva-vidas o estudante teria chamado os colegas que estavam com ele de "covardes". "Ele disse que os amigos o teriam abandonado quando viram se tratar de um tubarao", disse Santos. "Ele disse que queria morrer, quando viu que estava sem as duas maos. Havia muito sangue na água", lembrou Antônio.

Charles Heitor Barbosa Pires foi submetido a várias cirurgias na noite do sábado e deve permanecer internado pelo menos uma semana.

Este foi o 31º ataque de tubarao no litoral pernambucano desde 1992, quando foi registrada a primeira vítima. Até agora, 10 pessoas morreram, sendo 7 banhistas e 3 surfistas.

A ocorrência de ataques de tubarao na costa pernambucana é explicada, segundo Fábio Hazin, por um desequilíbrio ecológico provocado pelo homem, após a construçao do Porto de Suape. Os tubaroes utilizavam o estuário próximo ao porto para procriaçao. No momento que foram obrigados a se deslocar para outro lugar ficaram mais próximos do rio Jaboatao, na Regiao Metropolitana do Recife. O litoral próximo ao estuário do rio Jaboatao possui um canal profundo que corre paralelo à praia.

"Os tubaroes utilizam o canal para seu deslocamento, que vai até a praia do Pina ", disse o especialista. A partir de julho, uma equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco sob a coordenaçao de Fábio Hazin, inicia um trabalho inédito no Brasil de análise sobre o comportamento de um tubarao na costa pernambucana. A equipe vai capturar um tubarao e colocar nele um aparelho sensor, com objetivo de acompanhar o animal em todo o seu movimento de migraçao durante uma semana




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;