Economia Titulo
TV dos trabalhadores não vai chegar ao Grande ABC
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A inauguração da Rede TVT (TV dos Trabalhadores), do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, marcada para o dia 23, não deverá ser vista pelos telespectadores do Grande ABC.

Embora a entidade tenha gasto R$ 15 milhões dos metalúrgicos da região para colocar a rede no ar, apenas os moradores de Mogi das Cruzes terão condições de acompanhar, de início, a programação da emissora em TV aberta.

Isso porque, apesar de o governo federal ter dado a outorga do sinal do canal 45, de São Caetano, para a entidade sindical, essa autorização ainda precisa do aval do Congresso Federal. E a aprovação está parada na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara dos Deputados. Para transmitir em Mogi, o sindicato já conta com o canal 46, que só tem potência para ser captado nesse município.

Segundo o deputado federal Celso Russomanno (PP-SP), que é relator do processo na comissão, houve falha do Ministério das Comunicações ao entregar um canal que já tem concessão - a Rede Brasil de Televisão já ocupa o canal 45, de São Caetano - para o sindicato.

No cadastro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que é alimentado pelo ministério, consta o pedido da entidade, mas o registro em nome da Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho (pertencente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) ainda está em aberto, aguardando o ‘sinal verde' do Congresso. "Dessa forma, não posso aprovar", afirmou o deputado.

A entidade, que representa os metalúrgicos de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, foi procurada pela equipe do Diário, mas a assessoria de imprensa informou que não havia porta-voz disponível para comentar a questão.

PARTES
Apesar de ver erro no encaminhamento do governo, Russomanno diz que o Ministério das Comunicações e a Anatel estão providenciando uma solução, que deverá consistir em conceder nova frequência para o sindicato. "Vão resolver o problema. A intenção é atender ambas as partes", disse.

Essa saída, na avaliação do deputado do PP, agradaria a própria representação dos metalúrgicos, que poderia receber outro canal. Isso porque historicamente, a entidade tem forte ligação com o PT, cujo número nas eleições é o 13, enquanto o rival PSDB é 45.


Presidente Lula é esperado em inauguração da TVT

O evento de inauguração da Rede TVT, no dia 23, deverá ter a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A rede vai estrear pelo canal 46 UHF, de Mogi, e também estará em 27 canais comunitários (a cabo) da Grande São Paulo e em 240 pontos de TV por assinatura - graças a parcerias com a Acesp (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo) e com a rede NGT.

A concessão, dada no governo Lula, tem caráter educativo, o que significa que a TVT não pode veicular anúncios com objetivo de geração de renda, apenas apoios culturais.

No entanto, do total da programação, 95,3% ficarão a cargo do governo federal. Isso porque vai veicular conteúdo (noticiário, reportagens especiais e documentário) fornecidos pela TV Brasil (canal aberto gratuito) e das TVs Câmara e Senado.

Apenas 4,1%, ou sete horas, serão de produção própria. O custo mensal para a manutenção da TVT está estimado em R$ 400 mil.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, afirma, em artigo na internet, que ter um canal é um direito da entidade, que representa 100 mil trabalhadores.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;