Setecidades Titulo
Criança é internada com suspeita de febre maculosa
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
21/09/2005 | 07:44
Compartilhar notícia


Menos de dois meses após a morte da estudante Juliana Finotti de Oliveira, a febre maculosa volta a assustar o bairro Clube de Campo, em Santo André. É que desde o último sábado Júlia Soares Marques da Silva, 2 anos, está internada no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, com suspeita da doença. De acordo com a família, dois dias antes da internação, um carrapato foi encontrado na perna da menina e no dia seguinte ela já apresentava manchas vermelhas pelo corpo. O hospital informou que ainda não estão concluídos os exames pedidos e que o estado de saúde de Júlia é regular.

De acordo com o pai da menina, o metalúrgico Fernando Marques da Silva, 24 anos, assim que notou as manchas vermelhas na filha, a mãe, Marciani Soares, 30, a levou a um médico da família.

Inicialmente, o médico suspeitou de uma alergia e receitou um antialérgico. "Como surgiram outras manchas, levamos a Júlia novamente na sexta-feira. O médico solicitou um exame de sangue, mas nada foi constatado. No sábado, o número de manchas aumentou. A médica que nos atendeu disse que as marcas eram características da febre maculosa e nos encaminhou para o Emílio Ribas."

O carrapato foi encontrado no corpo de Júlia na sexta-feira, no momento em que a mãe dava banho na menina. O inseto também foi encaminhado ao Emílio Ribas. Exames vão detectar se trata-se do carrapato-estrela e se o mesmo está contaminado com a bactéria Rickettsia rickettsii, transmissora da febre maculosa.

A avó de Júlia, Elza de Assis Silva, reclamou que desde a morte de Juliana Finotti, em 30 de julho último, a "carrocinha" passou uma única vez no bairro recolhendo cachorros soltos nas ruas.

A Prefeitura de Santo André informou que no mês passado recolheu oito cães no bairro e que a medida integra o trabalho de orientação aos moradores feito pelo Departamento de Vigilância à Saúde. Os cães, conforme a Prefeitura, não tinham carrapatos. Ainda segundo a administração, em pouco mais de 30 dias agentes do setor de Zoonoses já visitaram 3.046 imóveis. A carrocinha deve voltar ao bairro ainda este mês.

Em abril deste ano, o garoto Rodrigo Afonso, 10 anos, também morreu vítima da doença. Em 2005, já foram registrados na cidade 16 casos suspeitos de febre maculosa, sendo 12 no Clube de Campo, um no Parque Novo Oratório, um na Vila Lucinda, um no Parque Erasmo e outro no Jardim Santo André. Todos esses casos evoluíram para a cura. No Estado, já foram registrados neste ano nove casos de febre maculosa, dos quais seis resultaram em morte, incluindo as duas em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;