Internacional Titulo
Satélite francês descobre seu primeiro exoplaneta
Da AFP
03/05/2007 | 17:07
Compartilhar notícia


O CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais da França) anunciou nesta quinta-feira que o satélite francês CoRot, lançado em dezembro passado num projeto com participação brasileira, descobriu seu primeiro exoplaneta, um gigante gasoso de temperatura elevada e maior que Júpiter.

De acordo com o centro, o exoplaneta, batizado de CoRoT-Exo-1b, "mede entre 200 mil e 250 mil km de diâmetro", e portanto, seria maior "entre 1,5 e 1,8 vez a Júpiter". O comunicado do CNES também destaca que a sua massa equivale a 1,3 vez a de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.

O astro orbita ao redor de sua estrela, uma anã semelhante ao nosso sol, situada a mais de 1,5 mil anos-luz da Terra, em apenas um dia e meio. Ele pertence à categoria denominada pelos astrônomos de "Júpiter quente" para designar planetas gasosos com temperaturas muito elevadas devido à proximidade de sua estrela.

O satélite científico Corot (acrônimo de "Convecção, Rotação e Trânsitos planetários) é o primeiro a ter a participação de astrônomos brasileiros em sua construção, com igualdade de direitos sobre os dados obtidos com relação aos parceiros europeus do projeto.

A missão visa à detecção de planetas com tamanho reduzido que orbitam em torno de outros astros, além do sol. Também fará trabalhos de fotometria de grande precisão que ajudarão a melhorar o conhecimento do interior das estrelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;