Internacional Titulo
Cuba responsabiliza EUA por morte de dois irmaos
Do Diário do Grande ABC
21/08/2000 | 10:34
Compartilhar notícia


O governo de Cuba está responsabilizando os Estados Unidos pelo fim trágico que tiveram dois irmaos cubanos. Carlos, 23 anos, e Alexei Rodríguez Bueno, 20, morreram afogados e tiveram os corpos dilacerados por tubaroes, na costa da Flórida. Eles tentavam chegar ilegalmente aos Estados Unidos. Os dois tinham saído no dia 8 agosto de casa, no povoado de Colón, a 160 quilômetros de Havana. Só no dia 15 é que autoridades de Miami conseguiram identificar os corpos.

O caso dramático dos irmaos Bueno acaba de se transformar em nova muniçao da batalha travada pelo governo de Fidel Castro contra a chamada Lei de Ajuste Cubano, aprovada pelo Congresso americano em 1966. Ela permite a legalizaçao da situaçao dos cubanos que alcançarem o território dos EUA. Para Havana, a lei fomenta o contrabando de imigrantes, através de viagens que poem a vida deles em risco. O governo cubano garante que razoes econômicas, e nao políticas, levam à fuga do país.

No rol de histórias famosas de travessia para os Estados Unidos, está a do menino Elián Gonzáles, que sobreviveu a uma viagem similar a dos irmaos Bueno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;