Internacional Titulo
Mineiros iniciam greve por tempo indeterminado no Peru
Por Da AFP
30/04/2007 | 16:47
Compartilhar notícia


Trabalhadores nas minas peruanas iniciaram nesta segunda-feira uma greve por tempo indefinido, acatada em todo o país, segundo o sindicato dos mineiros, e que está sendo considerada "parcial", pelas autoridades peruanas.

O secretário-geral da Federação Nacional de Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Siderúrgicos, Luis Castillo, informou que os principais centros de mineração do país estão paralisados e que em outros locais os sindicatos realizam assembléias para somar-se à iniciativa.

Segundo ele, a greve está sendo observada na região centro-andina de Cerro de Pasco, um dos maiores pontos mineiros do país, assim como nas jazidas da Southern, controlada pelo Grupo México, e em Shougang, de capital chinês, entre outros.

Segundo a ministra do Trabalho, Susana Pinilla, a decisão de greve "não tem maior cobertura" porque as grandes minas não se somaram à paralisação.

O pessoal da mina Yanacocha, do gigante americano Newmont, trabalha normalmente, assim como na cidade mineira La Oroya, no centro do país, onde fica a Doe Run, também americana, informou a ministra.

Ela destacou que se trata de uma greve "com motivações políticas" e acusou alguns dirigentes de "intransigência" e de terem deixado a mesa de negociações na véspera, rompendo o diálogo.

A federação mineira exige a contratação de mais 80 mil trabalhadores, assim como melhorias salariais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;