Economia Titulo
China é aceita na Organização Mundial do Comércio (OMC)
Por Das Agências
10/11/2001 | 16:33
Compartilhar notícia


A China, a nona potência mundial, foi aceita, neste sábado, como membro número 143 da Organização Mundial de Comércio (OMC), em cerimônia realizada em Doha (Qatar), no contexto da IV Conferência Ministerial da entidade.

A aceitação da entrada da China foi aprovada por consenso, depois de um processo que durou 15 anos de tramitações e difíceis negociações com cada um dos 42 membros precedentes.

A China participa em Doha como observadora, e não será membro oficial antes que o parlamento chinês ratifique o acordo de participação e ele seja depositado na sede da OMC. Trinta deias depois desse último passo, o governo de Pequim será membro de pleno direito.

A prática progressiva do acordo de ingresso deverá abrir o imenso mercado chinês, de 1,2 bilhão de pessoas, aos produtos e serviços dos outros países membros, e abrir os mercados mundiais para as muito competitivas mercadorias chinesas.

O diretor geral da OMC, Mike Moore, e numerosos dirigentes dos países membros, saudaram a entrada da China, candidata desde 1986, como um passo maior que acentua a dimensão universal da organização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;